A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias interditou três imóveis na Rua Edgar Assunção, no Alto Independência, em virtude do afundamento da via causado pela chuva da madrugada desta quinta-feira (7). Os técnicos também solicitaram que a Secretaria de Obras faça uma canaleta para que a água da chuva não escorra para o local do deslizamento. Sete pessoas estão desalojadas e foram orientadas a permanecer na casa de parentes. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social foi ao local cadastrar as famílias e prestar os atendimentos necessários.
O maior índice de chuva registrado nas últimas 24h está no Dr. Thouzet com 36 milímetros. Na Estrada do Gentio, em Itaipava, choveu 35 milímetros no mesmo período. A Defesa Civil municipal permanece em estágio de atenção e todo o contingente de 55 agentes permanece de plantão, em virtude de uma frente fria que mantém o tempo instável em todo o Estado do Rio de Janeiro até o próximo domingo (10.02).
O secretário da pasta, coronel Paulo Renato Vaz, disse que os responsáveis pelos pontos de apoio estão de alerta caso seja necessário receber os moradores. É importante que a população ligue para o número de emergência da Defesa Civil em caso de ocorrências.
“Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência. É fundamental que a população que vive em áreas de risco tenha atenção redobrada. Os nossos agentes estão preparados e de prontidão para atender aos chamados da população”, explica o secretário
Todos os 20 conjuntos de sirene da Prefeitura de Petrópolis estão funcionando perfeitamente, mas não houve a necessidade de serem acionados nesta madrugada. Os equipamentos são ligados segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Defesa Civil.