Quando D. Pedro I pernoitou na fazenda do padre Correia, de passagem pelo Caminho do Ouro que o levaria às Minas Gerais, lá pelo ano de 1822, Petrópolis não sabia, mas dava o primeiro passo para ser fundada no futuro. O clima agradável e a natureza exuberante fizeram com que ele comprasse uma fazenda vizinha, a Fazenda do Córrego Seco, com a intenção de construir um palácio para receber, por exemplo, comitivas vindas da Europa, não acostumadas com o clima quente do Rio de Janeiro.
Com a abdicação e morte de seu pai em 1834, D. Pedro II herda essas terras e também o encantamento pela região. Até que no dia 16 de março de 1843, ele faz nascer, enfim, Petrópolis. D. Pedro II fez daquelas terras sua cidade de veraneio e o município foi crescendo a partir daí, tendo sido projetada pelo major Koeler e construída com a ajuda de imigrantes europeus, principalmente alemães.
Petrópolis já foi capital do Império e centro da atenção nacional, e também capital do estado do Rio de Janeiro. Já hospedou diversos presidentes da república. O presidente João Figueiredo atribuiu à cidade o título de Cidade Imperial, como é conhecida até hoje.
Atualmente, a cidade comemora avanços: é o maior PIB da Região Serrana, com mais de 10 mil empresas, 11 mil microempresas e mais de 20 mil microempreendedores individuais. Tem ainda o maior shopping a céu aberto da América do Sul, a Rua Teresa, com 750 lojas, e outros importantes polos de moda, como no Bingen, Itaipava e na Rua 16 de Março. O município está entre os mais importantes polos de ciência e tecnologia do país, com mais de 100 empresas de tecnologia, além de ser formadora de mão de obra, com oito universidades. O clima típico das montanhas, a história do Brasil enraizada pelos quatro cantos da cidade, as belezas naturais, a segurança, o povo acolhedor e restaurantes e hotéis para todos os gostos, além da vocação com os esportes de aventura e a fabricação de cervejas artesanais, também fazem de Petrópolis, hoje, uma referência. A cidade também comemora a marca de 2 milhões de visitantes por ano.