O novo prédio que está em estágio de conclusão no Ambulatório Escola, em Cascatinha, vai oferecer uma nova estrutura em odontologia na cidade, que passará a contar com 52 consultórios da especialidade. O novo centro odontológico oferecerá desde suporte para a realização de tratamentos básicos de rotina a procedimentos mais avançados. Hoje, Petrópolis, na rede pública faz cerca de 10 mil atendimentos por ano. O investimento da Faculdade de Medicina/Fase é de R$ 15 milhões.
Os atendimentos especializados, como os de odontologia, vão entrar na rede de regulação do município, que vai passar a contar com um suporte avançado para a área. A estimativa é de que o novo centro odontológico da Fase seja inaugurado ainda em maio.
“O que mais quero é que o usuário seja atendido com dignidade e segurança, além de oferecer para o aluno uma estrutura adequada para o estudo. Se o aluno aprende em uma estrutura como esta, ele passa essa experiência adiante”, destaca a diretora geral da Fase, Maria Isabel Sá Earp Chaves.
O município já conta com dois Centros de Especialidade Odontológica (CEOs), um no Centro e outro em Corrêas. A nova estrutura da Fase tende a somar ao que já é oferecido pela rede. “O atendimento será regulado para que os usuários da rede possam contar com mais essa estrutura, que oferece conforto, segurança e acessibilidade para aos pacientes do SUS”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.
O novo prédio do Ambulatório Escola aumenta o suporte para a área odontológica e para as demais especialidades médicas oferecidas na unidade. Com quatro andares, a estrutura conta ainda com 18 consultórios para atendimento dos pacientes da Clinica Médica, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e outras, como os curativos. A unidade contará com suporte para a realização de procedimentos cirúrgicos e com uma sala de urgência, para os primeiros socorros em caso de intercorrências durante os atendimentos.
O prédio foi projetado para oferecer melhores acomodações aos pacientes, desde a recepção aos consultórios, e da mesma forma, adequação para os alunos. No mesmo local, os alunos poderão receber aulas teóricas e práticas. A estrutura foi pensada para oferecer dinamismo para o aprendizado. No local, os alunos contam com 8 salas especificamente de aulas teórica e todos os consultórios foram pensados de forma que o professor possa ter condições de acompanhar cada atendimento. Cerca de 150 alunos circularão pela unidade em diferentes turnos do dia.