Teatro

Casa de Cláudio de Souza recebe peça de teatro com entrada gratuita nesta semana

Nos dias 10 e 11 de abril, a Casa de Cláudio de Souza recebe o espetáculo “Diário do Último Ato”, da companhia de teatro Cia Plúmbea, que será apresentado de forma gratuita, a partir das 20h.

A peça fala a respeito dos últimos momentos de vida de Florbela Espanca, um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa, a partir de registros pessoais da artista. A dramaturgia de Ronaldo Ventura é inspirada em cartas e diários e a atriz Ana Cecilia Reis promove um encontro íntimo entre a poeta e o público.

No ano de 1927, Florbela perdeu o irmão em um acidente de avião, fato que marcou a sua vida para sempre. Cada vez mais debilitada em decorrência desse acontecimento, a poeta tentou suicídio por três vezes, sendo a última fatal. Quando Florbela Espanca trancou-se no quarto nas primeiras horas de 08 de dezembro de 1930, coincidentemente dia do seu aniversário de 36 anos, deixou a recomendação de que não fosse incomodada até a manhã seguinte.

De fato nenhuma pessoa o fez, nunca mais. Naquela madrugada, deitada na cama, sem “haver gestos novos nem palavras novas” – como dias antes registrou pela última vez no que havia intitulado “Diário do Último Ano” – a poeta portuguesa suicidou-se ingerindo dois frascos do barbitúrico Veronal. Os momentos finais que separam o primeiro comprimido ingerido de seu último suspiro serão narrados ao público a partir do dia 10 de abril.

Sinopse:

Florbela d’Alma da Conceição Espanca (1894-1930) foi uma poeta portuguesa singular. Em suas obras abordou temas como amor, erotização, angústia e sofrimento. Considerada a frente do seu tempo, ingressou no curso de Direito da Universidade de Lisboa. Formou-se também em Letras. Deixou para trás alguns livros inacabados, alguns amores destruídos, e um diário enigmático de seu último ano de vida. O espetáculo Diário do Último Ato não busca defini-la, pois essa é uma tarefa que nem ela foi capaz de cumprir, mas antes de tudo, revelá-la, em um encontro íntimo, tendo o público como testemunha.  

Sobre a Cia Plúmbea:

A Cia Plúmbea foi fundada no Rio de Janeiro em 2013,e seu objetivo é uma pesquisa técnica e ética do ofício de atuar. Trabalha a partir de processos coletivos, tendo como foco o treinamento, desenvolvimento e personalidade de cada integrante. Atualmente com atuação em Petrópolis, o interesse do grupo é difundir suas pesquisas e metodologia por meio de espetáculos, oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios, trocas culturais, reflexões teóricas e projetos itinerantes.

 A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247 – Centro.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).