O município acaba de lançar o Portal de Serviços www.smspetropolis.net.br, que vai promover mais acesso e agilidade aos serviços oferecidos na rede pública de saúde. A ferramenta possibilita acompanhar as solicitações de agendamento de consulta e exames nas unidades da rede. A página virtual oferece ainda acessibilidade aos usuários com deficiências visuais e auditivas às informações sobre os serviços disponibilizados pelo município.
Já em funcionamento, o site pretende ser mais um canal de comunicação da rede de saúde pública com os usuários. Desenvolvido pelo próprio setor de informática da Secretaria de Saúde, o sistema já oferecia parte dos serviços pelo aplicativo SUS Petrópolis,que funcionava em aparelhos Android. A partir da reestruturação, o sistema agora também está compatível para os dispositivos IOS.
Pelo site, informando o número da solicitação para marcação de consultas ou exames, o usuário conseguirá saber se os agendamentos foram efetivados. O código do procedimento solicitado, é fornecido ao usuário no momento que é atendido em uma das unidades. Depois do primeiro atendimento, o andamento das marcações pode ser acompanhado pelo site. No caso de divergências nos pedidos, o usuário recebe informação com orientação para que compareça à unidade relacionada.
As pessoas que não conhecem o funcionamento da rede, têm informações de como é ingressar em um atendimento na rede pública. É explicado sobre onde devem comparecer, quais documentos são necessários, além de apresentar o endereço e localização no mapa, de toda as unidades de saúde do município.O auxílio para a localização nas unidades oferece ainda as coordenadas por GPS, caso o usuário acesso o serviço pelo aplicativo.
Essa ferramenta auxiliar na agilidade na busca por atendimento. Em caso de emergência, a pessoa moradora ou visitante da cidade, consegue saber qual é a unidade mais próxima.
Pelo aplicativo, os usuários também passarão a receber alertas sobre campanhas de vacinação, mutirões entre outras ações ligadas à área da saúde, realizados no município. A secretária destaca a utilidade do serviço que facilita a obtenção de informações sobre os serviços da rede. “O site e o aplicativo contribuem até mesmo para que as pessoas evitem ir até uma unidade para a obtenção de informações simples, que às vezes pode ser consultada pelo site. Isso ajuda em muito, principalmente quem tem dificuldades de deslocamento”, reforça secretária Fabíola Heck.