Em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Sesc Nogueira está preparando uma programação gratuita com muita cultura, saúde e lazer, e até mesmo um carnaval fora de época. Do forró da Tribo de Gonzaga ao carnaval do Bloco Vai Quem Quer, passando pelas oficinas de educação ambiental, pelas artes circenses e pela literatura, haverá atividades para todas as idades, tudo com entrada gratuita.
Na quarta-feira (1º), a programação começa às 10h com apresentação de Cordel, seguida pelas cenas circenses do Grupo Gran Circo Teatro Popular. A partir das 13h, o carnaval fora de época toma conta com apresentação do tradicional bloco petropolitano Vai Quem Quer. Às 14h30, haverá uma cerimônia oficial em comemoração ao Dia do Trabalhador, com direito a um bolo especial. Às 15h, a Tribo de Gonzaga embala a festa com muito forró e animação.
A partir das 13h, será oferecida também uma oficina de produtos naturais. E entre 13h30 e 16h, teremos ações de saúde bucal, escovação e orientações de prevenção das principais doenças bucais e uma exposição mediada com macro modelos do corpo humano, explicando seu funcionamento e as doenças que podem comprometer sua funcionalidade.
Na sexta-feira (3), também haverá atividade abertas ao público, como oficinas de literatura, brinquedos, circo e matinê de carnaval, com possibilidade de agendamento de Escolas da Rede Pública de Ensino através do e-mail: nogueira.eventos@sescrio.org.
A festa continua no sábado (4), a partir das 11h, com o arrasta-pé do grupo Os Improváveis, com grandes clássicos do forró, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Falamansa, passando por releituras elaboradas de grandes sucessos da MPB em ritmo de forró como Paixão (Kleiton e Kleidir) e Me pirou o cabeção (Charlie Brown Jr.). Às 15h, é a vez da criançada se deliciar com a Contação de Histórias “O Peixe Mágico”, enquanto os adultos se divertem com muito pagode e nostalgia no Bloco Depois do Prazer.
Além das atividades, a unidade também oferece piscinas, parques, quadras e um espaço arborizado perfeito para quem precisa descansar.
Programação
1º de maio
10h – Apresentação de Cordel
11h – Cenas Circenses: o grupo Gran Circo Teatro Popular apresenta o Palhaço Salxicha e seu comparsa Nathan Cardoso que, com muito humor, entram em muitas frias com cenas (Improvisadas) mesclando sátira e paródia com pequenas cenas tradicionais cômicas circenses, interagindo e resgatando a verdadeira essência do Circo junto ao Público.
13h – Bloco Vai Quem Quer
Icônico e Assimilar, o bloco carnavalesco Vai Quem Quer representa o antigo carnaval popular da Rua do Imperador não mais existente há alguns anos. Tornou-se singular ao desfilar todos os dias de carnaval sempre posterior a última escola de samba a desfilar. Em fevereiro de 2020 celebrará 50 anos de história.
13h às 15h – Oficinas de Meio Ambiente – Oficina Produtos Naturais
Produtos de beleza e saúde natural, naturais e sustentáveis, não testados em animais, veganos e sem aditivos artificiais.
14h30 – Bolo do Trabalhador
Cerimônia Oficial da comemoração pelo dia do trabalhador e corte do bolo especial.
15h – Tribo de Gonzaga
Em um repertório diferente dos shows tradicionais executados pela banda, a Tribo de Gonzaga viaja por novos sons e musicalidades procurando desenvolver um Baile de Carnaval memorável. Com 12 anos de carreira, a Tribo de Gonzaga possui 3 álbuns lançados, todos de forma independente: De mudar o coração de cada um (2009), Venha ver o sol (2012), A ciranda vai rodar (2014). Indicada 4 vezes (2010, 2013, 2014 e 2015) ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe, prêmio mais importante da cidade na área cultural, sendo premiada em 2014 na categoria Música Popular por sua atuação no ano anterior.
10h às 17h – Campanha “Deixa Ela Ser Carnaval”
Objetivo de conscientizar para um carnaval mais seguro e confortável para as foliãs. Pesquisas revelam que parte dos homens consideram que mulheres que frequentam as festividades carnavalescas não podem ser consideradas “direitas”, portanto, estão disponíveis à quaisquer manifestações “afetuosas” que são impulsionadas neste período. O fato é que mulheres são submetidas as mais diversas formas de assédio e abusos sexuais, potencializados nas atividades festivas do carnaval. Na campanha trataremos diferenças entre paquera e assédio e distribuiremos materiais informativos, adesivos, botons que deem eco ao direito das mulheres curtirem o carnaval como quiserem e com respeito que merecem.
10h às 17h – Odontologia e Saúde
13h30 às 14h30 – Saúde Bucal – Ações de saúde bucal, escovação e orientações de prevenção das principais doenças bucais de acordo com a particularidade de cada pessoa.
15h às 16h – Saúde e Atitude – O projeto apresenta uma exposição mediada com macro modelos do corpo humano, explicando seu funcionamento e as doenças que podem comprometer sua funcionalidade.
3 de maio
Atividades abertas ao público com agendamento para Escolas da Rede Pública de Ensino E-mail: nogueira.eventos@sescrio.org.
Telefone: (24) 2236-1280 / 2236-1257
11h – Circo do Seu’Léo no Rinque de Patinação
Respeitável Público, temos o prazer de apresentar o Palhaço MortaNdela com seu sanduíche de variedades circenses. O pior mágico do mundo com as melhores saídas de um número mal executado. Perna de pau, malabares, monociclo e muitas gargalhadas!
15h – Matinê Recreativa de Carnaval
20h – Momentos para Dançar
10h às 15h30 – Oficina Tecnologias Ambientais – Energia Solar e Composteira
14h às 17h – Oficina de Literatura
10h às 17h – Brinquedos
10h às 17h – Campanha “Deixa Ela Ser Carnaval”
Objetivo de conscientizar para um carnaval mais seguro e confortável para as folionas. Pesquisas revelam que parte dos homens consideram que mulheres que frequentam as festividades carnavalescas não podem ser consideradas “direitas”, portanto, estão disponíveis à quaisquer manifestações “afetuosas” que são impulsionadas neste período. O fato é que mulheres são submetidas as mais diversas formas de assédio e abusos sexuais, potencializados nas atividades festivas do carnaval. Na campanha trataremos diferenças entre paquera e assédio e distribuiremos materiais informativos, adesivos, botons que deem eco ao direito das mulheres curtirem o carnaval como quiserem e com respeito que merecem.
4 de maio
10h às 12h – Oficina de Forró
O Professor Maximiliano Gomes apresenta os principais passos de forró para o público iniciante visando valorizar a cultura brasileira e suas diferentes manifestações e representações, fortalecendo, por meio da dança, as diversas identidades culturais originadas de costumes e tradições regionais
11h – Os Improváveis
Os Improváveis é uma banda de forró formada em abril de 2018, pelos músicos de berço e forrozeiros por vocação: Willian Agassis (violão, sanfona e voz), Paulinho Carvalho (viola e voz), Mariano San Roman (baixo), Guilherme Hahn (zabumba e percussão) e Matheus Wiston (triângulo). Sempre com ênfase na impecável qualidade dos arranjos, os Improváveis se destacam por garantir um forró completo. A banda traz uma proposta pluralista, misturando tradição e contemporaneidade, e seu repertório inclui grandes clássicos do forró, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Falamansa, passando por releituras elaboradas de grandes sucessos da MPB em ritmo de forró como Paixão (Kleiton e Kleidir) e Me pirou o cabeção (Charlie Brown Jr.), até composições autorais como Xote da Garoa e Comme Toi, xote romântico com letra em francês que já é sucesso nos festivais da Europa. A reunião dos músicos é fruto do Núcleo SôForrozeiro, grupo que organiza práticas de forró itinerantes gratuitas pela cidade.
14h – O Peixe Mágico
A obra conta a história de um casal que morava num pobre barraco e sonhava em ter uma casinha branca de janelas azuis; seu João era pescador, dona Maria era dona de casa, certo dia seu João pesca um grande peixe mágico que promete realizar qualquer um de seus sonhos, caso ele o devolvesse para a água. Assim feito, seu João consegue realizar o sonho do casal, porém sua mulher não fica satisfeita e pede cada vez mais ao Peixe Mágico . Até que a história toma outro rumo; a ganância e a inconsequência os impedem de realizar seus mais sinceros sonhos!
15h – Bloco Depois do Prazer
É juntar um grupo de amigos músicos, das mais diversas matizes sonoras e regiões da cidade para parecer uma brincadeira entre amigos e diminuir a carência da saudade do Pagode dos anos 90. Exaltar o pagode nos tempos de hoje, rindo sim das letras românticas e ácidas que a década de 90 nos brinda, mas também enaltecendo a beleza das harmonias, melodias, batuques e rimas do samba. O objetivo é resgatar as lembranças de uma geração que cresceu ouvindo os clássicos do pagode.
10h às 17h – Brinquedos Recreativos e Espaço Jogo
10h às 15h30 – Oficina Tecnologias Ambientais – Energia Solar e Composteira
Conheça algumas tecnologias de baixo custo a base de energia solar e de compostagem, formas simples e acessíveis de contribuir com os ciclos da natureza de forma sustentável.
10h às 17h – Odontologia e Saúde
13h30 às 14h30 – Saúde Bucal – Ações de saúde bucal, escovação e orientações de prevenção das principais doenças bucais de acordo com a particularidade de cada pessoa.
15h às 16h – Saúde e Atitude – O projeto apresenta uma exposição mediada com macro modelos do corpo humano, explicando seu funcionamento e as doenças que podem comprometer sua funcionalidade.