O mais novo curso da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), a Pós-Graduação em Psicologia do Esporte é destinada a psicólogos, educadores físicos, médicos e formados em áreas afins, bem como técnicos e treinadores esportivos com ensino superior completo. O curso quer capacitar profissionais no entendimento dos fatores psicológicos que afetam o desempenho físico.
A interdisciplinaridade é a linha que costurará os módulos das aulas, segundo a coordenadora do curso, Clévia Sies, formada em Psicologia e em Educação Física, pós-graduada em Docência no Ensino Superior, mestre em Diversidade e Inclusão, e doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde. “Como sou formada nos dois lados, valorizo muito o cuidado da saúde mental e da saúde física. Bem como a prática nas atividades dos alunos”, comenta.
Os alunos atuarão in loco nas áreas de interesse, sob supervisão da coordenação da pós-graduação da FMP/Fase. “Eles poderão escolher um dos cenários de prática, de acordo com o calendário esportivo municipal, para começar a colocar a teoria na prática”, completa Clévia Sies, que também é instrutora de Taekwondo e diretora esportiva da Associação de Surdos de Petrópolis (Apes).
Nas aulas, os alunos terão a introdução à Psicologia do Esporte e à Atividade Física, com fundamentos biológicos e fisiologia, técnicas somáticas e cognitivas e fatores psicossociais no esporte. Serão 360 horas de carga horária, durante 18 meses, com aulas quinzenais, aos sábados, de manhã e à tarde.
Curso EAD de Terapia Nutricional Enteral
Aperfeiçoar estudantes e profissionais na prescrição e no cuidado em Terapia Nutricional Enteral é o objetivo do novo curso a distância, que estará disponível do dia 06 de maio a 09 de junho de 2019, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da FMP/Fase.
“Um dos diferenciais desse curso de Nutrição Enteral a distância é que os alunos e os profissionais da área de saúde têm a oportunidade de adquirir conhecimentos de acordo com a disponibilidade de tempo, permitindo flexibilidade no aprendizado. Além disso, é financeiramente mais acessível. Os participantes têm a oportunidade de se capacitarem em diferentes áreas do conhecimento, indicado também para os profissionais de nível técnico”, destaca Cristina Gonçalves Hansel, doutora e mestre em Enfermagem, professora da FMP/Fase e uma das coordenadoras do curso EAD.
De acordo com a professora, esse tipo de tratamento, destinado a pacientes que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca, a despeito de contarem com a integridade do aparelho digestivo e receberem a alimentação por meio de um tubo ou sonda flexível, necessita de conhecimentos específicos.
“Esse curso vai permitir que os alunos conheçam melhor essa área que é muito específica, as vias de acesso e os cuidados que devem ter com esse tipo de alimentação, os tipos de dietas e suas respectivas intercorrências, sabendo como lidar com elas. É um ganho de conhecimento significativo para a vida profissional”, salienta Cíntia Ramos Pereira Azara, mestre em Nutrição, coordenadora do curso de pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional da FMP/Fase e também do curso EAD.
Outras informações e inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.