Neste último fim de semana foi anunciado que o tradicional Festival de Inverno, promovido pela Dell’Arte há 18 anos, não será realizado em Petrópolis neste ano. A notícia foi confirmada pela criadora do evento Myrian Dauelsberg. De acordo com o comunicado divulgado numa rede social do festival, a falta de apoio do poder público foi um dos principais motivos para o término. Porém, a prefeitura informou estar aberta ao diálogo para a realização do mesmo.
Abaixo, é possível ler, na íntegra, tanto o comunicado da Dell’Arte quanto o da Prefeitura em relação ao Festival de Inverno:
Obs.: o Festival de Inverno da Dell’Arte é um evento diferente do Festival de Inverno realizado pelo Sesc.
Instituto Dell’Arte
Lemos com satisfação a matéria onde a Prefeitura Municipal de Petrópolis se declara aberta ao diálogo, face à grande repercussão do possível cancelamento do Festival.
Necessário, contudo alguns esclarecimentos:
1) A extrema complexidade de realização deste festival ao longo das 18 edições, foi sempre assumida exclusivamente pela Dell’Arte através do diálogo com diversos Governos Municipais, Estaduais e Federais.
2) A coordenação de parcerias com Patrocinadores, Fundações, Institutos Culturais, Embaixadas, Consulados e Universidades, para a construção de uma programação artística, exige fundamentalmente tempo de planejamento.
3) A participação de importantes nomes da cena artística nacional e internacional, deve-se também exclusivamente ao prestígio da Dell’Arte, independentemente dos simbólicos caches que o Festival podia oferecer.
4) Lembramos que desde a 14ª edição, mesmo na crise decidimos realizar os Festivais com entrada franca.
5) Em momentos econômico-financeiros mais favoráveis, trouxemos uma série de importantes patrocinadores para o Festival como: Grupo Pão de Açúcar, AMBEV, TIM, El Paso, VIVO, Outlet Premium, entre vários outros.
6) Na atual conjuntura, tínhamos expectativa que a Prefeitura obtivesse o apoio, pelo menos das concessionárias locais. O resultado obtido foi absolutamente insuficiente.
7) Ninguém mais do que nós da Dell’Arte sofre com esta pausa para reflexão, na expectativa de encontrar as necessárias soluções – maior envolvimento e interesse da Prefeitura para a continuidade do Festival.
8) No dia 3 de maio, após esgotadas as possibilidades técnicas para a realização do 19º Festival de Inverno, fizemos ainda um último apelo diretamente ao Prefeito por email que não nos respondeu até hoje.
9) Neste contexto, realizaremos no dia 5 de julho um Concerto de Gala na Catedral São Pedro de Alcântara em homenagem as 18 edições do Festival.
Foto: abertura do Festival de Inverno Dell’Arte em 2018 / Crédito: Renato Mangolin