A programação da Festa do Colono Alemão continua durante a semana, com os tradicionais bailões com a Banda Germânia e o Concurso de Chope a Metro no Palácio de Cristal. Entre as atrações dos dias de semana ainda estão grupos de dança folclórica, Jogos Germânicos e apresentações musicais – que também acontecem no palco montado na Praça da Liberdade. Este ano, a Bauernfest vai até o dia 30 de junho, com exceção do dia 20, feriado de Corpos Christi.
Durante a semana, as atrações começam a partir de 16h e terminam por volta de 21h30, mas a festa estará aberta desde cedo, com as barraquinhas de alimentação e artesanato funcionado já a partir de 11h30 de segunda a quinta-feira (nesta primeira semana até quarta, por conta do feriado). No Palácio de Cristal, entre segunda (17) e sexta-feira (21) – exceto o feriado do dia 20 (quinta), uma tradicional atração é fixa: o concurso de Chope a Metro acontece sempre às 20h, com inscrições gratuitas. Já de segunda a quarta, os bailões com a Banda Germânica acontecem às 18h e às 21h, sendo que na sexta a banda sobe ao palco apenas às 21h. Na quarta (19) e na sexta o público também vai poder contar com a apresentação de grupos de dança folclórica, a partir de 19h15. Na sexta, a Bauernband também anima o público, a partir de 18h.
Já na Praça da Liberdade, tem Jogos Germânicos de segunda a sexta, às 16h – também com exceção do feriado. Na segunda, o Palco Koeler vai receber a Bauern Jazz, às 18h, e a Bauernband às 20h. Na terça (18), será a vez de Letícia Laranja Trio, ás 18h, e Bauernband às 20h. Na quarta, quem retorna ao palco é a Bauern Jazz às 18h, e Bauernband às 20h. E na sexta, a Bauern Jazz também se apresenta as 18h. Toda a programação é gratuita.
A Bauernfest deste ano conta com centenas de atrações com dois palcos no Palácio de Cristal e um na Praça da Liberdade, mas a festa ainda terá um reforço com o Biergarten, montado na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) – este funciona apenas durante os fins de semana, mas também contará com atrações culturais e muita cerveja artesanal. A gastronomia típica também está entre os destaques de todos os espaços da festa.
O evento consolida mais de 30 mil postos de trabalho no turismo (comércio, gastronomia, hotelaria e serviços), além de gerar 350 empregos diretos no período. São mais de 350 mil pessoas que passam pelos espaços da festa e, no ano passado, ela movimentou mais de R$ 43 milhões na economia.