Para marcar o Dia Nacional do Homem, comemorado no próximo dia 15 de julho, a Secretaria de Saúde programa uma série de ações voltadas para a saúde do homem. As atividades começam no sábado (13) com o mutirão de atendimentos no Centro de Saúde, na Rua Santos Dumont – Centro, das 8h às 17h. Os agendamentos já podem ser feitos na própria unidade.
Para o mutirão serão abertas 350 vagas para consultas com médico clínico, nutricionista, dentista, fonoaudiologia, atendimento com enfermagem para o cuidado dos pés dos diabéticos, realização do teste rápido, aconselhamento e procedimentos, além de exames de ecocardiograma e atividades coletivas com abordagens sobre nutrição, tabagismo, alcoolismo e dependência química.
As atividades continuam a partir do dia 15, na Praça D. Pedro II onde será aberta da primeira Semana do Homem de Petrópolis. Na segunda-feira (15) os profissionais da Área Técnica da Saúde e enfermeiros da rede de atenção básica realizarão trabalho de conscientização com o público. Haverá palestras, teste rápido, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, verificação de peso e altura e palestras. Os trabalhos se estendem até o dia 19 de junho com atendimentos direcionados às unidades de saúde.
As ações durante a semana do homem visam aproximar os serviços de saúde ao público masculino, que tem baixo comparecimento nas unidades de saúde da rede. De acordo com o levantamento da Área Técnica da Secretaria de Saúde, o índice de atendimento a homens, na faixa etária de 15 a 59 anos, é de 20% se comparado com as mulheres, que representam 80% dos pacientes nas unidades. Nos primeiros seis meses do ano foram realizadas 65.138 consultas nas unidades básicas, dessas 13.092 foram para homens.
“Esse é um número muito baixo. Verificamos que entre o público masculino há pouca procura para um atendimento de rotina, para um cuidado preventivo da saúde. Precisamos mudar essa prática e atrair o homem para a rede de saúde, visando a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.
De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde, a busca por atendimento na rede de saúde entre os homens, se intensifica a partir dos 40 anos. As ações da semana do homem visam incentivar que o homem antecipe a busca pelo cuidado da saúde. “É importante que ele haja o entendimento de que o quanto antes se cuidar, menor as chances de ter agravamentos a partir dos 40. Muitos dos atendimentos são de homens que buscam se cuidar depois que já apresentam problemas de saúde”, destaca Victório Vecchi Neto, coordenador da Área Técnica.
Além do mutirão e ações na Praça D. Pedro II, todas as unidades de saúde estarão voltadas para o atendimento do homem. Ações de conscientização serão realizadas para incentivar que os homens busquem os atendimentos oferecidos na rede.
Bom dia,sou Victório Vecchi, encarregado da Área Técnica da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de Petrópolis.
Gostaria muito de ter o registro desta reportagem em meu email.
Quero dar meus parabéns a equipe da redação pela matéria ,aproveito para convida-los para o evento na Pça Dom Pedro II dia 15/07/2019 das 09h ás 15h.
Desde já agradeço pela atenção .
Victório Vecchi
Tel:2233-8883 – Saúde do Homem
Cel: 98100-7812