Neste mês foi inaugurado o Instituto caminhos da Roça (ICR), em Secretário, que conta com um Centro de Inclusão Digital para aulas gratuitas de informática, pacote office e internet. A sede do instituto fica na Praça da Feira, nº 11.
O CID que funciona no Instituto é o 19º instalado pelo município. Desde 2017 o município está reativando os CIDs com o objetivo de oferecer a população aulas gratuitas de informática. As aulas são acompanhadas por profissionais e representam um auxilio essencial para aqueles que buscam uma recolocação no mercado de trabalho.
As turmas e os dias em que as aulas serão oferecidas no CID Secretário estão sendo programadas. “Os computadores estão instalados e, agora, o Instituto vai fazer a programação das inscrições, dias e horários das aulas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico continuará dando suporte e fazendo visitas periódicas no CID Secretário”, afirmou o responsável pelos CIDs, Leonardo Sindorf.
Quem quiser informações sobre as aulas nos CIDs pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do telefone: 2233-8135 – ramal: 2085.
O Instituto Caminhos da Roça é uma associação sem fins lucrativos que tem como propósito promover atividades de desenvolvimento local, apoiando projetos que visam ampliar o conhecimento da população, sobretudo crianças e jovens na zona rural, por meio de atividades educacionais, culturais e socioambientais.
O planejamento estratégico do ICR entre 2019 a 2023 prevê a realização de alguns projetos entre eles:
Festival Agroserra, que já acontece todo os anos e este ano realiza a 5ª edição (de 26 a 28 de julho), na Vila de Secretário e em outubro no Palácio de Cristal;
Prêmio Talentos da Roça, que premia pequenos empreendedores que ainda não tiveram oportunidade de se lançarem no mercado;
Circuito de Agroturismo, um roteiro de visitação a produtores de Secretário e Sebollas que abrem suas portas para mostrar: queijos, compotas, shitake, hortaliças, cerâmica, vinho, cachaça e cerveja artesanal;
Cinema Roça, exibição de filmes nacionais e qualificação de jovens na área do audiovisual;
Transformando Vidro em arte – O objetivo é transformar lixo em artesanato por meio de oficinas que usará garrafas de vidro, sobretudo de vinho, em luminárias, objetos em geral.
Inclusão digital- Centro de Inclusão Digital, instalado na sede do ICR, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social do município;
Da Roça ao Prato Sem Desperdício, que divulga atividades relacionadas ao reaproveitamento de alimentos, contra o desperdício de água e de energia.