Realizado pelo Sesc há 22 anos, o projeto de artes cênicas Palco Giratório chega ao Rio para mais uma edição. O evento traz ao público uma série de atrações gratuitas que envolvem dança, circo, teatro e música, além de oficinas teatrais e ações de intercâmbio com companhias do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros.
No mês de agosto, 11 unidades receberão os espetáculos A mulher Arrastada, A mulher do Fim do Mundo, Aquelas, Boca, Cavalo Marinho, Das Cinzas Coração, Subterrâneo, Yebo, Meu Seridó, O velho da Horta, Teatro dos Seres Imaginários e Vestido Queimado.
O Sesc Quitandinha vai receber a peça “Cavalo Marinho”, no dia 18 de agosto, às 11h. Contendo música, dança e teatro, o Cavalo Marinho é uma brincadeira típica de algumas cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ao som da rabeca, do pandeiro, da bage e do mineiro, inicia-se com trupés e pisadas e segue com as entradas e saídas das figuras que podem ser de animais ou trajando máscaras de couro, papel machê, goma, carvão e por vezes sem o uso delas, que se revezam ao comando do Capitão com o apito, o mesmo também comanda a dança de São Gonçalo do Amarante (dança dos arcos). Durante a brincadeira surgem várias figuras que nos trazem a reflexão sobre as relações de poder, opressor e oprimido, patrão e empregado. Ao fim, surge o boi assinalando o término do brinquedo onde o Capitão com o apito canta toadas de despedida. A entrada é franca.