Nesta segunda-feira (16), será realizado o 1º encontro do “Adoção em Roda”, um coletivo criado para discutir o tema, dar amparo emocional, social e legal, bem como ouvir e contar histórias do dia a dia de quem espera ou já vive a adoção. O encontro acontece na Casa de Cláudio de Souza, às 19h.
Os encontros, que serão realizados mensalmente – todas as terceiras segundas-feiras de cada mês -, são abertos a todos e não é necessário confirmar presença.
A iniciativa é uma parceria entre a jornalista e produtora cultural, Carla Coelho, que é mãe por adoção há quase dois anos, e da gestora de projetos e gerente do lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, Luciana Marcia. Elas se conheceram e se tornaram amigas quando Carla teve o primeiro contato com o hoje filho, João Pedro Coelho, que na época residia no Lar de Acolhimento.
Após a lacuna deixada pelo encerramento das atividades do GAFAP – Grupo de Apoio à Família e à Adoção de Petrópolis que era organizado pelas psicólogas Roberta Conti e Vanessa Senna, Carla e Luciana iniciaram as conversas informais para a criação de um novo grupo que desse amparo as pessoas que pretendem constituir ou já constituíram suas famílias por meio da adoção.
A ideia da dupla é realizar reuniões mensais, com uma palestra por encontro de diversos temas afins ao assunto, seguido de bate papo sobre as temáticas e conversa sobre o dia a dia do adotante e da família já constituída.
Além das reuniões e das falas, que são de grande importância, o “Adoção em Roda” vai criar uma lista de parceiros em diversas áreas do conhecimento para dar amparo real às pessoas que desejam adotar, desde a junção da documentação necessária para o inicio do processo de habilitação até apoio jurídico para possíveis processos.
De acordo com Carla Coelho, o projeto foi pensado com muito carinho, gestado no meio de incontáveis mensagens, ligações e cafés, e chega para acolher a todos que assim como ela decidiram ou ainda estão em processo de decisão pela escolha da adoção. “O grupo que existia em Petrópolis foi fundamental no processo de constituição da minha família e o encerramento dele deixou uma lacuna na cidade. Eu não poderia me sentir tranquila e completa sem me movimentar em prol de apoiar pessoas que assim como meu marido, Maurício Araújo, e eu, vão passar pela adoção. A Luciana Marcia esteve de braços dados comigo quando muita gente na cidade achava que eu era louca por ter me apaixonado, como mãe, por um menino de 12 anos. Tenho certeza e fé que vamos conseguir ser apoio para muitas famílias nessa cidade. É vital que a adoção seja percebida como apenas mais uma forma de constituição de famílias e não como um ‘bicho de sete cabeças’”.
O tema da palestra de setembro, escolhido a dedo, é “O amor pelo filho por adoção x o amor pelo filho biológico – Mitos e Verdade”, ministrada pela psicóloga Regina Resende.
“Minha relação com a adoção vem através do trabalho feito com os pacientes que vivem essa realidade. A palestra vai tratar das emoções e dos desafios enfrentados por aqueles que pretendem ou que já adotaram um filho. Espero que a nossa fala possa esclarecer dúvidas e ajudar emocionalmente as pessoas que vivem os desafios e os muitos sentimentos que envolvem esse processo”, pontua Regina.
A psicóloga ainda pontua que espera que as pessoas se permitam conhecer um novo espaço de fala e de escuta. “Nesses dias tão difíceis em que existe tanto individualismo, é importante que as pessoas possam ouvir e serem ouvidas”, completa.
A Casa de Cláudio de Souza fica localizada na Praça da Liberdade, 247 – Centro. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones/ WhatsApp (24) 99955-2730 e (24) 99308-1263, do Instagram @adocaoemroda, do e-mail adocaoemroda@gmail.com, do Facebook https://www.facebook.com/adocaoemroda/ ou ainda através do Grupo no WhatsApp https://chat.whatsapp.com/D4Lk8rn9GtvBXQFlyBLxLd.