No último sábado (14) teve início o 20º Festival da Limpeza de Araras promovido pela organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) Projeto Araras. Até o dia 28 deste mês, o Festival fará sensibilizações ambientais, cineclubes, oficinas de arte e de educação ambiental, desfile de moda sustentável, além dos tradicionais mutirões. Para isso, conta com voluntários e parceiros, pois toda a programação é gratuita e está sendo divulgada nas redes sociais e no site www.projetoararas.org.br.
Os grandes mutirões estão marcados para os dias 24, 25 e 26 de setembro nas principais ruas da localidade, com o apoio da Comdep e Águas do Imperador. Mas nessa primeira semana ainda há muita programação para fazer valer o tema do Festival deste ano: “Tecendo a Rede”, que significa fortalecer laços, criar conexões com os moradores e por que não, falar também de moda sustentável, com produtos recicláveis e com materiais que agridem menos o meio ambiente?
Mateus Solano fala de ODS – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de uma política ambiental para o mundo inteiro, preconizadas pela ONU em 2015 quando, na assembleia geral da organização, em Nova York, foi aprovada a agenda com os 17 objetivos que deverão ser cumpridos até 2030. O ator Mateus Solano, um dos que estrelou a campanha da Globo “Geração do Amanhã”, vem justamente realizar uma roda de conversa com a população, junto com seu padrasto Jorge Barbosa, dono da marca Muda no Rio de Janeiro, para falar e ouvir como todos pensam sobre esse “amanhã” que precisa ser construído hoje. O evento acontece no sábado (21), às 14h, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa senhora de Lourdes, no centro de Araras.
Confira as atrações do Festival da Limpeza desta semana:
Oficina de bordado (dia 18/09, 14h, no CEI Denise Bessa em Santa Luzia e 19/09, 14h no Centro Comunitário de Vista Alegre);
Inauguração do Ecoponto de Araras (19/09, às 10h);
Oficina de pipa e ecotijolos (19/09, 14h no Sítio Pé de Prana na rua das Perobas).