Cidade

Petrópolis faz primeiro teste com turistas na Charrete Elétrica

Nesta última sexta-feira (27), no Dia Mundial do Turismo, Petrópolis realizou o primeiro teste com visitantes de fora da cidade no novo modal de transporte turístico, em substituição às charretes com tração animal. Pioneiro no país, o serviço – que ainda está em fase de teste como uma das 12 empresas interessadas – conta com uma carruagem de design histórico, com um condutor vestido a caráter e efeitos sonoros. Uma família da cidade de Apucarana, no Paraná, que visitava o Museu Imperial, foi convidada a fazer um breve passeio pelo Centro Histórico.

Esta é a primeira empresa que testa o novo modal. Equipes da CPTrans vêm acompanhando o trabalho e vistoriam a adequação do veículo ao pavimento, além de outros itens, como a segurança dos passageiros e a resistência mecânica. O veículo permanece em avaliação prática e operacional por 15 dias, podendo o período ser prorrogado a critério da Companhia.

Por onde passa, a “Carruagem Elétrica”, como é chamada pela empresa responsável, chama a atenção de turistas e moradores. Em poucos minutos em frente ao Museu Imperial, o veículo foi a atração principal. A professora Natalia Proskuryakova, que é da Rússia, aprovou a ideia e fez questão de registrar uma fotografia da nova Vitória.

“Achei essa ideia de substituir para carruagem elétrica, maravilhosa, porque é um estilo, um retrato de Petrópolis, que é muito interessante para os turistas”, disse.

Após o chamamento público feito pela prefeitura neste mês, 12 empresas se cadastraram no teste de operação do serviço. A CPTrans está organizando um calendário de avaliações para atender a cada instituição. O objetivo do novo serviço é manter a tradição dos passeios pelo Centro Histórico aliando a tecnologia e a segurança.

O fim do uso dos cavalos para tração das charretes foi escolhido por 117 mil pessoas. Após homologação do resultado pelo TSE, a prefeitura decretou a extinção da atividade, em março desse ano.

Vale lembrar que o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) – que é o próximo passo da implantação do serviço após a realização dos testes – contempla preferencialmente a utilização da mão de obra dos antigos condutores das vitorias de tração animal.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).