Neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente já plantou 8.480 mudas de árvores. Entre os benefícios dessa ação estão a preservação de cursos de água, conservação da biodiversidade – com o restauro do habitat de várias espécies de flora e fauna – conscientização e a mudança de comportamento, quando a iniciativa envolve crianças e adolescentes. Até o fim do ano, a meta é ultrapassar a marca de dez mil novas árvores plantadas.
Grande parte deste trabalho envolve os alunos da rede municipal. Em parceria com o projeto Água, são 3.400 mudas plantadas com a participação dos estudantes. “O objetivo deste trabalho é envolver os jovens das mais diversas faixas etárias e que são multiplicadores de conhecimento. São assuntos que refletem no dia a dia de cada criança ou adolescente”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.
O Meio Ambiente também já fez a doação de mudas para associações de moradores que fazem o reflorestamento de áreas afetadas por queimadas, por exemplo. São 560 árvores plantadas com esse objetivo. “Já fizemos a entrega no Madame Machado, Morin e Carangola, e acompanhamos o desenvolvimento dessas mudas”, garante o responsável pelo setor de educação ambiental da pasta, Anderson Campos.
Também foram feitas doações para escolas particulares, além da distribuição na Praça Dom Pedro na programação do Dia da Árvore e na Semana do Meio Ambiente. A pasta irá fazer mais duas ações de reflorestamento ainda esse ano: uma no Vale do Cuiabá e outra em Itaipava.
“A meta é chegar a mais de dez mil árvores plantadas até o fim do ano com mais essas duas grandes ações. Além disso, vamos seguir trabalhando em parceria com a Secretaria de Educação, envolvendo ainda mais alunos”, completa Fred Procópio.