Neste sábado (30), começa o projeto Komboio Cultural que tem como proposta fazer circular atividades artísticas por espaços públicos, tendo uma kombi como base para a criação de palco e cenário para a realização das apresentações artísticas.
É uma iniciativa conjunta dos grupos Teatro Circence Andança e Grupo PalhastÔnicos.O projeto foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura e todas as apresentações são gratuitas. O patrocínio é da Prefeitura de Petrópolis, do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, e do Conselho Municipal de Cultura.
O Espetáculo “Um Réquiem para Esmeralda” será apresentado neste sábado (30), às 15h no CEU da Posse (Centro de Artes e Esportes Unificado); domingo (1º/12), às 11h no Vale do Carangola; dia 02/12, às 10h30 no CIEP de Corrêas – Cecília Meireles; e no dia 04/12 às 10h30 no CIEP de Itaipava – Cândido Portinari.
Centrada na tragédia do corcunda Quasímodo e da cigana Esmeralda, é na grande catedral e no labirinto das construções da cidade que se desenrola uma história de amores impossíveis.
A proposta mergulha a encenação em nossa brasilidade, a partir de nossa cultura popular com seus folguedos e outras tradições, trazendo outros coloridos à trama, através de sons, de tons, de ritmos, das danças e da maneira de desenvolver a narrativa, que toma a literatura de cordel como inspiração.
Através do lúdico, da graça, da figura do palhaço, busca uma certa leveza em contraponto à densidade da história, fazendo com que o espetáculo seja uma certa mistura de gêneros. Usa dos recursos do circo, do teatro, da música, da dança e da literatura, buscando, nesta mistura de linguagens, uma maior empatia e uma consequente melhor fruição da obra.
A música, executada ao vivo com cantos, tambores, cordas e sopros, dão o clima do espetáculo e sugestionam o seu ritmo.