Cidade

Defesa Civil já contabiliza mais de 200 ocorrências em decorrência das chuvas

Os órgãos municipais seguem atuando no atendimento dos locais atingidos pela chuva e para fazer a remoção de árvores que caíram nas vias. Na Rua 13 de Maio, no Centro, equipes da Comdep trabalharam até 03h da madrugada de terça para remoção de galhos que caíram da Casa Princesa Isabel e danificou a rede elétrica no local – funcionários da Enel estiveram no local pela manhã. A equipe de corte de árvores também esteve atuando na comunidade do Fragoso (Estrada da Saudade) e no Vale das Videiras.

Ainda na segunda-feira, foram registrados 16 milímetros de chuva no Centro. Além das árvores retiradas pela Comdep, outra caiu no Quarteirão Brasileiro, em terreno particular, e a retirada deverá ser feita pelo proprietário. A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias contabiliza 215 ocorrências em toda a cidade desde quinta (2) até esta terça-feira (8).

Foto: reprodução/ grupos de WhatsApp

A queda da árvore na Rua 13 de Maio provocou retenções no trânsito, mas o fluxo de veículos pequenos foi liberado ainda pela manhã. Os veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, foram direcionados para outras rotas, como a Rua Alfredo Pachá (sentido Centro) e a Rua Padre Siqueira (sentido Av. Barão do Rio Branco. Agentes de trânsito da CPTrans atuam no local.

A árvore que caiu na Casa Princesa Isabel, onde funciona a Cia. Imobiliária de Petrópolis, tinha laudo técnico recomendando o corte desde nove de fevereiro de 2017. A vistoria realizada pela Secretaria de Meio Ambiente na época atestou que essa e uma outra árvore tinham “estado fitossanitário deficiente”, ou seja, estavam mortas. O documento ainda diz que elas estavam inclinadas e, por isso, havia o risco de tombamento sobre a rede elétrica, construções, a rua ou mesmo pessoas. Por se tratar de uma área particular, a remoção deveria ter sido realizada pelo proprietário do local – o mesmo vale para a outra árvore que tem a recomendação de corte.

Foto: Marcelo Brener

A chuva de segunda-feira causou queda de barreiras na Rua Pedro Ivo, no Morin. O trabalho de remoção do material que deslizou para a via foi feito logo após a chuva, ainda pela noite.

Também em função da chuva de segunda, a Águas do Imperador foi acionada para fazer reparos na Cel. Veiga, onde um buraco foi aberto pelo rompimento de uma tubulação da concessionária. O trânsito no local ficou em esquema de “pare e siga” durante a manhã e à tarde para a conclusão do serviço.

Na Posse, os serviços de respostas após a chuva de domingo aconteceram até o fim da noite de segunda. Na comunidade Nossa Senhora de Fátima, a prefeitura fez aplicação de asfalto para melhorar as condições das vias do local. Na Estrada dos Targinos, no Brejal, a equipe regional da prefeitura do distrito fez a recolocação de manilhas no lugar e o aterramento para liberar a circulação no trecho. Ainda houve retirada de barreiras no Taquaril.

Nesta última terça (7), pelo menos 80 homens da Comdep e das secretarias de Serviços e de Obras seguiram fazendo a limpeza em função da chuva em Pedro do Rio, Posse, Itaipava, Madame Machado, Cascatinha, Estrada da Saudade e Sargento Boening.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).