Saúde

Fiocruz esclarece dúvidas sobre o Covid-19

Com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito do Covid-19, a Fiocruz criou uma seção de “Perguntas e Respostas” em seu site. Selecionamos abaixo algumas das dúvidas que também temos recebido através de nossas redes sociais. Nesta matéria também é possível ver os maiores mitos sobre o novo coronavírus. Confira:

A pessoa pode transmitir o coronavírus mesmo sem apresentar sintoma?

Sim. Pelos dados apresentados até momento, o período de incubação do vírus pode variar de dois a 14 dias. Durante esse tempo, o vírus tem capacidade de transmissão. Por isso, é importante adotar medidas gerais, como lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal e ficar em casa.

Por que não são apenas as pessoas de risco que precisam ficar isoladas?

Porque cada um tem seu papel na transmissão. Estudos mostram que cada pessoa infectada transmite para até outras três pessoas. Ao fim de dez passos, já são mais de 10 mil pessoas infectadas.

A vacina para influenza pode proteger também contra o novo coronavírus?

Não. Tratam-se de vírus diferentes.

Por que a campanha vacinação contra gripe iniciada pelo Ministério da Saúde é importante para esse momento de enfrentamento à pandemia de coronavírus?

É importante destacar que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. Porém, neste momento irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A vacina contra influenza deve ser tomada se a pessoa estiver com coronavírus?

É melhor esperar que a pessoa se cure do novo coronavírus. A vacina pode dar febre e outras reações que prejudicariam a pessoa infectada.

Antibióticos são eficazes na prevenção ou tratamento do Covid-19?

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O Covid-19 é causado por um vírus, portanto, os antibióticos não funcionam. Antibióticos não devem ser usados ​​como um meio de prevenção ou tratamento de Covid-19.

Qual é o tempo de incubação do novo coronavírus?

O “período de incubação” se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso do Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.

É possível se contaminar por meio de aperto de mãos ou com beijos no rosto?

Sim, é possível. É recomendável evitar, ao menos temporariamente, esse tipo de contato físico, em especial com pessoas que apresentem sintomas.

O coronavírus foi criado em laboratório e é semelhante ao vírus HIV?

Essa informação é falsa. Não há nenhum registro científico indique essa semelhança e muito menos que o vírus foi criado em laboratório.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que notas de dinheiro carregam Covid-19?

Não. A Organização Mundial da Saúde não disse que notas de dinheiro transmitem Covid-19, nem emitiu avisos ou declarações sobre isso. A OMS recomenda que as pessoas lavem as mãos regularmente com água e sabão ou higienizador à base de álcool, para matar vírus que possam estar nas mãos.

O número de casos notificados é inferior ao real?

Sim. Não há testes em quantidade suficiente para atender a demanda, então é possível que haja subnotificação.

Ferver a comida mata o coronavírus?

Sim, mata este e outros agentes infecciosos. Alimentos crus devem ser evitados porque não conhecemos a procedência e como foram manuseados. Para limpar salada e frutas, use o hipoclorito.

Qualquer sabão serve para higienizar?

Sim.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).