Estamos passando por um período difícil devido à pandemia de Covid-19. E neste momento, é importante que cada um faça a sua parte para ajudar como puder. É isso que muitos petropolitanos tem feito, através de gestos solidários que podem ser vistos por toda a cidade.

Empresários da Rua Teresa e da ARTE, por exemplo, já promoveram duas ações para entregar centenas de cestas básicas às famílias em dificuldades financeiras.

No Bingen, também conhecido como 17, em frente à loja Felipe Tintas há uma mesinha improvisada onde as pessoas da região deixam alimentos e produtos para que as pessoas em dificuldades financeiras possam pega-los.
De acordo com os nossos leitores (se souber de mais ações, conta p/gente nos comentários), o mesmo gesto pode ser visto na loja de ração Crimon, no bairro Retiro; no Shopping Arcádia Mall, em Itaipava; no Armazém do Grão, na Mosela; no Pepper Bar Itaipava; no Prado, próximo ao mercado DIB; no mercado Martes, no bairro Siméria; no pátio da Igreja católica de Corrêas; no Morin, ao lado da loja de Materiais de Construção Esteves Leite; próximo à quadra do Roseiral; e no bairro Castrioto, próximo ao mercado, alguns moradores se uniram para fazer doações aos domingos.

O restaurante Sanjão, no Vale das Videiras, também está com uma campanha de refeição solidária: você compra uma quentinha e doa outra a quem precisa.
Cada refeição custa R$ 12,00, A distribuição será feita de duas formas: a pessoa que paga indica para quem a quentinha deve ser entregue; a própria pessoa a ser beneficiada entra em contato com a gente e solicita. Serão distribuídas diariamente a quantidade equivalente ao número de quentinhas que forem compradas para doação até o momento da entrega.
“Nós dois, Emerson e Stella, o casal que constrói o Sanjão, não estamos doando a comida. Gostaríamos muito, mas não temos dinheiro para isso. Nós estamos doando o nosso trabalho, em conjunto com algumas amigas que também estão doando o seu tempo para organizar essa ação. Como pequeno empreendimento familiar, apesar da calamidade, nós precisamos continuar trabalhando para o nosso sustento. Esta ação, nesse momento tão delicado, foi a maneira que encontramos para exercer o nosso trabalho e também a nossa solidariedade”, explicam.
Saiba mais aqui: https://www.sanjao.com.br/refeicao-solidaria.
Projetos sociais arrecadam alimentos não perecíveis

O Grupo de Estudos Espíritas André Luis (Geeal Corrêas) está arrecadando alimentos para ajudar as famílias que estão passando por necessidades. As doações podem ser feitas nos seguintes pontos: Loja Doce e Tentação (em frente à praça de Corrêas) e “O Frangão” (Av. Leopoldina, 384 – Nogueira).
A partir desta terça-feira (7), das 9h às 12h, haverá um “Posto de Coleta e Doação de Alimentos” na sede do Lar de Emmanuel, que fica Rua Paulino Afonso – 289, através de uma parceria do Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz.
O grupo Irmão Animal está recolhendo rações em prol dos animais de rua. Quem puder contribuir, pode entrar em contato pelo Instagram @irmaoanimal.
O projeto social C3 também está arrecadando produtos para ajudar as famílias das crianças atendidas pela instituição, que podem ser entregues na sede do projeto na Rua Padre Moreira, 109 – Valparaíso. Confira na lista os produtos que estão sendo arrecadados:
-arroz /feijão
-açúcar / sal
-fubá
-macarrão
-farinha de trigo / farinha de mandioca
-extrato de tomate
-café
-leite em pó ou caixinha / achocolatado em pó
-óleo
-sardinha em lata
-biscoito recheado, maizena ou outro biscoito doce / biscoito salgado Cream Cracker ou outro
-água sanitária
-papel higiênico
-álcool em gel 70 ou líquido
-sabonete
-produtos de limpeza de todos os tipos
-produtos de higiene pessoal de todos os tipos

