Lançado no final do mês pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema de Teleatendimento do Estado para Orientações sobre o novo coronavírus já recebeu 50 mil ligações. O serviço opera gratuitamente, 24h por dia, em todo estado do Rio de Janeiro, pelo número 160, com o objetivo de evitar que pacientes sem sinais de contaminação ou sem sintomas graves saiam de casa sem necessidade, se expondo ao vírus, e superlotem as unidades de saúde.
Dentre o total de chamadas recebidas, 74% das pessoas que ligaram tinham sintomas de síndrome gripal; 46% apresentavam sintomas suspeitos e entraram na lista de monitoramento, recebendo ligações de retorno para acompanhamento dos sintomas; e 21% sentiam sintomas mais graves, como falta de ar, e foram orientados a procurar uma unidade de saúde mais próxima para atendimento. A SES ressalta que o Ministério da Saúde incluiu, nesta semana, as grávidas nos grupos de risco para a Covid-19. Entre as perguntas mais frequentes, os sintomas, orientação sobre medicamentos e meios de prevenção lideram a lista. As ligações tiveram uma duração média de 5 minutos por atendimento.
O governo do Estado conta ainda com uma plataforma online que pode ser acessada por um código QR ou pelo link chat.saude.rj.gov.br. O assistente virtual “Sesin Responde” tira dúvidas da população sobre o novo coronavírus, em tempo real.
Iniciativa da SES, a central conta com a parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj), da Polícia Militar e do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). A SES lançou também o painel painel.saude.rj.gov.br, que faz o monitoramento online de casos de Covid–19 no estado e torna mais acessíveis as informações à população. O site www.coronavirus.rj.gov.br é o canal oficial do Governo do Estado sobre o novo vírus.
Ministério da Saúde lança canal para atender população no WhatsApp
Para manter a população e profissionais de saúde informados a respeito do coronavírus, o Ministério da Saúde também lançou um canal exclusivo e gratuito no WhatsApp. A ferramenta conta com orientações sobre a doença, sobre o tratamento e até protocolo de atendimento para profissionais dos postos de saúde.
Um bot (robô de atendimento automático) recebe perguntas e fornece orientações sobre o coronavírus. A programação do robô inclui recomendações sobre como agir frente a casos suspeitos, formas de contaminação, prevenção, ações do Ministério e desmistificação de boatos sobre o vírus.
Pelo celular, basta salvar o número +55 (61) 9938-0031 à agenda do telefone e iniciar uma conversa pelo aplicativo com um “Oi”.