Cidade

Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza site com dados relativos à Covid-19 em Petrópolis

A partir deste sábado (18), a Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar um link com informações relativas à Covid-19 na cidade. O endereço https://smspetropolis.net.br/graficoCovidCompleto.html, será atualizado diariamente levando à população os dados mais importantes a respeito da situação vivida, hoje, no município.

Todos os dias, gráficos detalhados vão apresentar os levantamentos da pandemia abrangendo setores como, idades de infectados, bairros mais atingidos, pacientes internados e quantidade de casos suspeitos/confirmados, entre outros. De segunda a sexta, a atualização será feita às 17h. Sábados e domingos, às 14h.

De acordo com informações do boletim deste sábado (18), já são 304 suspeitos; 140 casos negativos;  77 casos positivos para Covid-19; 6 óbitos confirmados e 5 mortes suspeitas, além de 87 casos em análise aguardando o resultado dos exames. São 62 internados no município, sendo 44 em leitos clínicos e 18 em UTI.

Isolamento social é a melhor opção de combate à Covid-19*

*Informações da Agência Brasil

Em pronunciamento na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Washington (EUA), a diretora da Opas, Carissa Etienne, disse que a pandemia de covid-19 é grave e que os países das Américas precisam fazer tudo o que estiver ao alcance para mitigar o impacto da doença.

“Sem evidências robustas sobre tratamentos eficazes e sem vacina, o isolamento social e outras medidas preventivas agressivas seguem sendo nossa melhor opção para a população poder evitar as consequências mais sérias da pandemia de covid-19 em nossa região”, destacou.“Este momento exige liderança com compaixão e ousadia. Não será fácil e sabemos que estamos pedindo para que as pessoas se adaptem a uma situação extraordinária, que está impactando todas as nossas vidas. Quero ressaltar mais uma vez, essa pandemia é séria”, afirmou Etienne.

De acordo com a diretora do órgão, os países devem proteger seus profissionais da saúde como nunca antes. “Eles devem ser capacitados a se proteger da infecção e receber equipamentos de proteção individual para longo prazo. É nosso dever protegê-los, já que estarão à frente nessa batalha. Este vírus não foi detido nem será detido por fronteiras desenhadas em mapas”.

Carissa Etienne afirmou ainda que compete a cada país decidir quais são as medidas a serem tomadas, para quem e durante quanto tempo. “Pode ser o cancelamento de reuniões massivas, de negócios e escolas, de trabalhadores domésticos, medidas de isolamento obrigatórias ou voluntárias. Essas medidas podem parecer drásticas, mas são a única maneira de poder impedir que os hospitais estejam sobrecarregados com muitas pessoas doentes num período de tempo muito curto. As medidas devem ser implementadas o quanto antes”, ressaltou.

Ela defendeu ainda que é prudente que os países planifiquem medidas para os próximos dois ou três meses. “A única maneira de sair dessa situação será se todos fizermos nossa parte. Cada um fazendo a sua enquanto apoiamos os outros. Os países devem trabalhar juntos, compartilhar recursos e conhecimentos e tomar decisões conjuntas que acelerem o acesso a serviços de saúde, além de promover inovação e investigação, e aumentar a nossa capacidade de poder enfrentar essa pandemia”, disse Etienne.

Mais em:

Petrópolis contabiliza 83 respiradores distribuídos nas unidades de saúde públicas e privadas

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).