Cidade

Ampliação da frota de ônibus nas ruas vai ser debatida em reunião nesta quinta-feira

O governo municipal informou que vai cobrar as empresas de ônibus para que aumentem o número de veículos nas ruas para atender à população, com objetivo de evitar aglomerações dentro dos carros e proteger a saúde dos usuários. Nesta quinta-feira (4) acontece uma reunião com os empresários de ônibus para debater sobre as demandas provenientes do sistema de transporte em Petrópolis.

“Infelizmente todos os setores tiveram perdas econômicas com a advento da pandemia no país. Mas temos observado que a população está sendo prejudicada e se faz necessária uma melhora rápida na questão da oferta de ônibus. Vou cobrar que as empresas atendam esse pleito e aumentem a oferta de carros nas linhas, para que não haja, principalmente, a aglomeração dentro dos coletivos. Temos que pensar na saúde de cada petropolitano em primeiro lugar”, aponta o prefeito Bernardo Rossi.


Mais em: Comércio e serviços da “linha amarela” do Plano de Flexibilização só devem reabrir no dia 15


Desde o início da flexibilização, a CPTrans tem feito todos os esforços para regularizar a oferta e a demanda das frotas de ônibus na cidade. A empresa também promove um estudo de impacto sobre o possível aumento de demanda advindo da flexibilização da economia que foi iniciado na segunda-feira (1º).

Antes da expansão do coronavírus, as 232 linhas de toda cidade eram atendidas por 364 veículos. Durante o período da pandemia, 180 carros estão em circulação. Uma redução de mais de 50% na oferta de coletivos. “Apesar do déficit em todos os setores, os ônibus precisam estar circulando para atender as pessoas. Vamos conversar e pedir que esse número de coletivos seja aumentado e a população seja devidamente atendida”, disse o presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

Já o Setranspetro informou que o início do plano de abertura gradual do comércio nesta semana não impactou em qualquer tipo de variação no número de passageiros nos ônibus. As empresas verificaram, através de levantamento da bilhetagem eletrônica, que a demanda de clientes transportados na segunda-feira (01) e terça (02) foi equivalente à mesma registrada no primeiro dia útil do mês de maio (4).

Com queda entre 65% e 75%, as empresas continuam adotando uma operação dinâmica e mais adequada à demanda atual, com adaptações diárias e semanais, de acordo com o retorno gradual das atividades na cidade e as ondas adotadas pelo governo.

“A adoção do quadro de horário mais flexível e o compartilhamento de linhas entre os bairros foram algumas das alternativas encontradas para atender a população diante da abrupta queda de arrecadação, e também como alternativa para a garantia dos mais de dois mil empregos dos rodoviários, pois o grupo de risco está com o contrato suspenso e uma boa parte dos colaboradores com redução de jornada de trabalho, de acordo com a Medida Provisória 936. As empresas já estão estudando alternativas para ampliar o atendimento na próxima semana e orienta aos beneficiários da gratuidade que evitem sair de casa nos horários de pico.

“O Setranspetro ainda reforça que todos os bairros e regiões estão sendo atendidos pelos ônibus em Petrópolis. Entretanto, todas as medidas de isolamento adotadas para conter o avanço do novo Coronavírus, assim como o plano de retomada gradual das atividades na cidade provocaram mudanças radicais na vida das famílias, da sociedade e na gestão das empresas e obrigaram as mesmas a adotarem novas formas de funcionamento para garantir que continuem existindo e prestando serviço”, informa o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis.

Para saber informações sobre os horários dos ônibus, o Setranspetro orienta aos passageiros a acessarem os aplicativos gratuitos e disponíveis para Android e IOS, que mostram onde os ônibus estão em tempo real, por meio do sinal de GPS, e os outros canais de informação das empresas. Nos próximos dias, as operadoras também vão divulgar novos canais de comunicação específicos para a verificação dos horários dos ônibus em período de pandemia.

Cidade Real: aplicativo Vá de Ônibus;

Petro Ita: aplicativo da Petro Ita e Aplicativo Vá de Ônibus;

Cidade das Hortênsias: WhatsApp CDH (24) 98808-0928, aplicativo Vá de Ônibus e Facebook da empresa;

Cascatinha: aplicativo da Cascatinha e aplicativo Vá de Ônibus;

Turb Petrópolis: telefone da empresa (24) 2220-9150, aplicativo Vá de Ônibus e Facebook da empresa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).