Cidade

Plataforma on-line oferece acolhimento psicológico gratuito para familiares e pessoas infectadas pela Covid-19

Com o sofrimento causado pela pandemia, psicólogos voluntários estão oferecendo acolhimento psicológico para familiares, responsáveis, cuidadores e amigos próximos de pacientes graves ou falecidos pela Covid-19 através do site O abraço que faltava. Recentemente os atendimentos foram ampliados para pacientes (com quadro atual ou curados) da Covid-19.

“Estamos conscientes do grande sofrimento que esta pandemia está promovendo nos familiares de doentes graves e falecidos pela Covid-19. O distanciamento entre os pacientes e seus entes queridos gera ansiedade e preocupação na família. Além disso, as práticas ritualísticas habituais em nossa cultura, tais como o velório e o sepultamento, passaram a ser mais curtos e com um número limitado de pessoas, impedindo, com isso, o contato com aqueles que nos trariam conforto e força no momento da despedida. Assim, considerando o impacto que este novo cenário possa gerar na saúde mental das famílias, responsáveis, cuidadores e amigos próximos de vítimas da Covid-19, decidimos nos reunir para oferecer acolhimento psicológico a estas pessoas  para que possam vivenciar, simbolicamente, o abraço que faltou em um momento de sofrimento”, explica o site.

Confira algumas dúvidas esclarecidas pela equipe de “O abraço que faltava”:

O que é acolhimento psicológico?

É uma modalidade de intervenção psicológica que visa acolher e responder às demandas espontâneas por ajuda psicológica no exato momento de sua urgência, colocando à disposição dos pacientes um tempo e um espaço de escuta abertos à diversidade e pluralidade de demandas.

Qual a diferença com uma psicoterapia?

Diferentemente do aprofundamento de aspectos pessoais que ocorre na psicoterapia, no acolhimento psicológico busca-se evitar a cronicidade de uma dificuldade psicológica circunstancial, auxiliando o paciente para que possa lidar melhor com seus recursos e limites na superação das questões pontuais que causam sofrimento.

A quem se destina o acolhimento psicológico neste projeto?

Aos familiares, responsáveis, cuidadores e amigos próximos de pacientes graves ou falecidos pela Covid-19, que sintam a necessidade do acolhimento psicológico.

Recentemente ampliamos nossos atendimentos também para pacientes (com quadro atual ou curados) da Covid-19.

O acolhimento psicológico fornecido pelos voluntários é gratuito?

Sim, os psicólogos voluntários oferecem seus serviços de maneira gratuita.

O acolhimento psicológico é pessoal ou em grupo?

O processo de acolhimento será feito de maneira pessoal. No caso de uma família onde vários membros sintam a necessidade de um atendimento psicológico, cada um deverá agendar sua sessão de maneira individual.

Eu não sou paciente de Covid-19, nem familiar, responsável ou amigo próximo de pacientes com a doença, mas preciso de acolhimento psicológico. Onde eu posso procurar ajuda?

Na nossa área de Links úteis colocamos uma série de iniciativas destinadas a oferecer atendimento psicológico durante este período de isolamento social.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).