Para aumentar a capacidade de testagem na cidade, a prefeitura decidiu aumentar a quantidade de testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até hoje, os locais realizavam 50 testes por semana, em cada uma das nove UBS de Petrópolis. A partir de agora, cada unidade vai oferecer 150 vagas por semana. Os cadastros serão abertos semanalmente, através de um link na página da prefeitura na internet.
Apenas pessoas sintomáticas devem se cadastrar, isto é, pessoas que estejam entre o 8º e 30º dia após o aparecimento dos primeiros sintomas. Todos os resultados serão disponibilizados, em até 48 horas, no mesmo local onde foi feita a inscrição. Vale lembrar que os cadastros são importantes e, neles, devem constar nome, CPF e endereço dos usuários, além de questões relativas às datas e período dos sintomas da Covid-19. Os atendimentos são realizados nas unidades do Alto Independência, Quitandinha, Morin, Itamarati, Retiro, Araras, Itaipava, Pedro do Rio e Mosela.
Além disso, para facilitar o atendimento das pessoas que não têm acesso à testagem no horário normal das unidades, a prefeitura destacou o Centro de Saúde para realizar os exames no terceiro turno, entre 16h e 19h30, de segunda a sexta-feira, com um total de 80 vagas por dia. Além disso, quatro UBS mais o Centro de Saúde vão abrir aos sábados durante os próximos finais de semana oferecendo 100 vagas, em cada ação, para realização de exames. Na primeira semana, serão as UBS da Mosela, Itaipava, Alto Independência e Morin.
Outra medida que pretende acelerar a testagem na cidade é a ampliação, nos dois próximos domingos, dias 05 e 12 de julho, das ações do Drive Thru no Parque Municipal, em Itaipava. Além das ações já anunciadas aos sábados, as testagens aos domingos também irão oferecer mais 450 vagas disponíveis para cadastros no site da prefeitura. “Passamos a atender flexibilizando locais e horários. Além disso, aumentamos a quantidade de vagas a serem disponibilizadas à população”, disse a secretária de saúde do município, Fabíola Heck. Vale dizer que servidores das Secretarias de Assistência Social, Obras e Saúde começaram a realizar os testes rápidos na manhã desta sexta-feira (3), na sede administrativa da prefeitura.