Após a reinauguração nesta última quinta-feira (2), o Terminal Centro já está recebendo de volta as linhas que foram transferidas durante a obra. Os primeiros ônibus que retornaram foram os da empresa Petro Ita que estavam parando nas ruas Dr. Porciúncula e Souza Franco. Na sequência, retomaram operação no local as linhas da viação Cidade Real que foram levadas para Dr. Porciúncula e da Cascatinha que estavam com ponto final na Rua do Imperador.
O Terminal Centro é destino de 1.640 viagens de 80 linhas de ônibus com destino a bairros como Alto da Serra, Quitandinha, Bingen, Retiro e Valparaíso. Antes da pandemia, o movimento alcançava 100 mil pessoas, entre passageiros e pedestres.
O local passou por uma grande reforma em muito tempo, com intervenções que deixaram telhado, piso, parte elétrica, pintura e pavimentação totalmente novos. As pias colocadas próximo ao banheiro feminino são instalações provisórias para permitir que a população faça a lavagem das mãos, de forma a prevenir o contágio do novo coronavírus. O piso em granitina foi todo refeito e polido e ainda foram instalados azulejos podotáteis para auxiliar no deslocamento de pessoas com deficiência visual.
Além desses pontos, o telhado também sofreu intervenções e teve todas as telhas substituídas, com instalação de rufos e cumeeiras e impermeabilização de calhas para evitar poças e infiltrações. A parte elétrica foi substituída, com destaque para a colocação de 57 luminárias de LED, deixando o terminal mais iluminado. A revisão da parte elétrica também permite a instalação de câmeras de monitoramento (que serão ligadas ao Ciop) e internet Wi-Fi que ficará disponível para a população – os serviços já estão sendo providenciados e contratados. A pavimentação da área de circulação de ônibus foi totalmente refeita e a pintura tanto na parte interna quanto externa foram revitalizadas. A obra custou R$ 964,4 mil e foi realizada pela empresa VACC Indústria, Comércio e Serviço Eireli.