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Empresa de ônibus é autuada por aglomeração

Nesta última terça-feira (7), a fiscalização de Posturas – que é vinculada à Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública – SSOP – assim como a fiscalização do Procon municipal autuaram a empresa Turb Transporte por aglomeração de passageiros em uma das viagens da linha 700. O flagrante aconteceu na operação realizada na noite do dia anterior, no Terminal de Itaipava, em ação que envolveu também a equipe da Vigilância Sanitária e a Guarda Civil. A empresa ainda foi notificada pela infração, pela CPTrans.

“Esse tipo de veículo, seguindo os protocolos técnicos de saúde pública, estabelecidos para este momento de enfrentamento ao novo coronavírus, poderia transportar, no máximo, 61 passageiros. No desembarque, a nossa fiscalização identificou 63 pessoas no veículo”, informa a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública – SSOP, Karina Bronzo, que ainda destaca que a fiscalização da aglomeração no transporte público faz parte do cronograma estabelecido para a retomada das atividades sócio econômicas e que acontecerá nos terminais rodoviários e pontos de ônibus. “Vamos verificar se os protocolos estão sendo respeitado no embarque também ao longo do trajeto das linhas de ônibus”.

Em função da infração flagrada, a equipe de posturas autuou e multou a empresa em R$ 800 (valor tabelado no Código de Posturas do município). Já o órgão de defesa do consumidor autuou a empresa pela aglomeração e também intimou a melhoria na prestação de serviços. “Através das redes sociais, especialmente, temos recebido muitas denúncias dos consumidores. Não só no caso da lotação dos ônibus, o que contraria o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, no que diz respeito à ‘a proteção da vida, saúde e segurança’, ainda mais nesse momento de pandemia, mas também no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados. As reclamações são de supressão de linhas e longo tempo de espera. E, enquanto prestadora de serviço, nessa relação de consumo, as empresas estão lesando os consumidores”, ressalta a coordenadora do Procon Petrópolis, Raquel Motta.

Em nota, a Turb Petrópolis elogiou o trabalho da fiscalização disse que “durante a vistoria, nas 140 viagens dos ônibus da Turb Petrópolis, apenas uma partida, da linha 700 – Terminal Itaipava, veículo de número 6302, apresentou taxa de ocupação de dois passageiros a mais que o estabelecido pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Petrópolis. As outras 139 partidas estavam absolutamente de acordo com os decretos, regulamentações e recomendações municipais. A Turb Petrópolis preza pela saúde e segurança de seus colaboradores e clientes. E, por esta razão, desde o início da pandemia opera com frota superior à demanda de passageiros. A linha 700 – Terminal Itaipava é uma das mais acessadas pelos clientes e uma das que possuem maior percurso na cidade, tendo assim, mais interferências de tempo e retenções.”

A empresa afirma ainda que “quer prestar um serviço seguro e de confiança para os seus clientes. Por esta razão, para gerar cada vez mais transparência no cumprimento de suas viagens, a empresa lançou no dia 26 de junho o aplicativo Cittamobi, que aponta a localização e o momento exato em que o ônibus chegará ao ponto em que a pessoa está. Desde o início da pandemia, a Turb Petrópolis reforçou a higienização de toda a sua frota, inclusive, nos terminais. Além disso, distribuiu máscaras de proteção respiratória aos colaboradores, aplicou adesivos em todos os veículos, com instruções de utilização de máscara e medidas de segurança, adquiriu termômetros e está medindo periodicamente a temperatura corporal de seus rodoviários. A empresa também realizou campanha de conscientização para os passageiros e vem aumentando sistematicamente a oferta de ônibus, com oferta superior à demanda, conforme divulgado pela CPTrans e Setranspetro, e segue adotando uma operação dinâmica, com adaptações diárias e semanais.”

A empresa reforça que todos os profissionais foram comunicados sobre a determinação para a ocupação dos veículos desde o início da pandemia e o não cumprimento desta decisão estará sujeita à medida disciplinar sobre o colaborador envolvido. De acordo com as recomendações sanitárias do Departamento de Vigilância em Saúde de Petrópolis, os ônibus no município podem ter 100% dos assentos ocupados, além de ser permitida a quantidade de dois passageiros em pé por cada metro quadrado, que é equivalente a 33% da capacidade de passageiros em pé.

Durante a fiscalização, a fiscalização do Procon identificou, por exemplo, que a espera pelos coletivos da linha Fagundes tem sido em média de duas horas. “Segundo os consumidores, a oferta de horários foi reduzida e o tempo de espera que era de uma hora, dobrou. Muitos consumidores relataram que tem preferido entrar em um ônibus já cheio, em função do longo tempo de espera, contrariando as recomendações para que se evite a aglomeração”, destaca a coordenadora do Procon, que informa ainda que foram identificados problemas com a oferta de linhas também para o distrito da Posse e nos bairros Calembe e Bonfim.

A empresa precisa cumprir os protocolos do órgão regulador do transporte público no município, a CPTrans. E a CPTrans também multou a empresa, em R$ 220, por “não acatar as determinações da fiscalização”. “Através da portaria número 10, publicada no Diário Oficial do município no dia 16 de junho, as operadoras de transporte coletivo público de passageiros devem seguir as recomendações da nota técnica que estabelece dois passageiros por metro quadrado”, informa Jairo Cunha, diretor-presidente da CPTrans.

O Setranspetro, por sua vez, esclarece que as empresas de ônibus são responsabilizadas a cuidar da ocupação dos veículos. De acordo com a CPTrans, todos os ônibus podem operar com todos os assentos ocupados. Já o número de passageiros em pé, pode variar de acordo com o tamanho do veículo.

Um micro-ônibus com três metros de comprimento pode ter seis passageiros em pé, enquanto o micromaster, com quatro metros, pode operar com oito pessoas em pé. O ônibus convencional, com 11 metros de comprimento, pode transitar com 12 passageiros em pé e o alongado, com 13 metros, pode operar com 16 clientes em pé.

Por fim, o Setranspetro “pede a conscientização de todas as partes com relação à ocupação dos pontos de ônibus e terminais”.

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