Cidade

Agência do Itaú do Alto da Serra é autuada por tempo de espera em fila

Nesta última quinta-feira (9), o órgão de defesa do consumidor autuou a unidade do bairro Alto da Serra do banco Itaú por aglomerar consumidores, não organizar o atendimento e gerar filas e tempo de espera próximo às três horas. Através da apuração de denúncias, o Procon municipal identificou ainda que o banco tem deixado de cumprir as recomendações dadas pelo próprio Procon para se adequar aos protocolos de enfrentamento à pandemia sem negligenciar o direito dos consumidores. Esta é a segunda unidade da rede bancária autuada pelo Procon pelo desrespeito ao tempo de espera previsto em lei.

“Na segunda-feira (6), eu e meu marido chegamos às 11h no banco, para que ele pudesse receber a aposentadoria. Depois de esperar muito, só fomos atendidos por volta das 16h. Na fila, não foi respeitado afastamento e não tinha funcionário ajudando a organizar o atendimento, como houve em outros momentos da pandemia”, relatou uma consumidora, que procurou o Procon municipal para formalizar a denúncia.

Reclamações como esta voltaram a se tornar frequentes em relação à rede Itaú, que recentemente teve a unidade da Rua Paulo Barbosa, no Centro Histórico, autuada pelo mesmo motivo. “Além de toda a fiscalização que realizamos desde o início da pandemia nas 29 agências bancárias da cidade, que resultaram em quase 30 autuações – algumas delas inclusive contra o banco Itaú, pelo fechamento de agências e sobrecarga no atendimento, provocando aglomeração – nós distribuímos para todos os bancos uma carta de recomendação sobre a necessidade de qualificar a gestão para garantir não apenas a eficiência no enfrentamento ao novo coronavírus, mas também a garantia dos direitos básicos dos consumidores. Esses direitos, respaldados pelo Código de Defesa do Consumidor – CDC e por leis como a estadual 4.223/03, que estabelece tempo máximo de 20 minutos de espera nas filas (30 em dias normais)”, ressalta a coordenadora do Procon/Petrópolis-RJ, Raquel Motta.

As denúncias ao Procon Petrópolis opção podem ser feitas pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número (24) 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477.


Mais em: Agência central dos Correios é autuada por espera de quase três horas no atendimento

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).