A partir desta segunda-feira (13), academias e autoescolas estão autorizadas a funcionar em Petrópolis. De acordo com a prefeitura, a decisão tem como respaldo a estabilização da ocupação dos 122 leitos de UTI, porém, vale ressaltar que caso a ocupação dos leitos do SUS chegue a 80%, o município irá recuar e não descarta a possibilidade de um lockdown.
Para as autoescolas, os procedimentos de higienização dos veículos e de proteção do condutor e instrutor devem ser irrestritos, com a utilização de máscaras e álcool em gel na limpeza interna do carro e de seus ocupantes. No último mês, o Detran RJ havia autorizado o retorno de autoescolas que seguirem os protocolos sanitários. Saiba mais aqui.
As academias, por sua vez, devem seguir normas e protocolos determinados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF1) e também deve seguir a nota técnica estabelecida pela Secretaria de Saúde. Entre as regras estão: o número de clientes, atentando sempre para uma área de 6,25m² por pessoa (dessa forma, com distanciamento de 2m), a instalação de tapetes sanitizantes nas entradas e a disponibilização de álcool em gel. O horário de funcionamento ficará restrito de segunda a sexta-feira, das 5h às 12h e retornando às 17h indo até às 22h (nos primeiros 30 dias que se sucedem a reabertura).
As academias do município também podem requerer o selo “Academia Segura” voltado para a prevenção do novo coronavírus. Os estabelecimentos que comprovarem a implementação das normas e condutas de segurança estabelecidas para esse segmento, assinam o termo de compromisso e recebem a chancela. Os interessados podem retirar a marca na Superintendência de Esportes e Lazer, no Centro de Cultura, de 10h até às 17h. Saiba mais aqui.