Um novo Centro de Referência de Glaucoma de Petrópolis vai ser implementado no Ambulatório Escola da UNIFASE, em Cascatinha. O projeto de construção é uma parceria entre o governo municipal, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis e o Lions Clubes Internacional. O espaço contará com três consultórios para atendimentos completos e simultâneos de oftalmologia geral, além de salas para a realização de biometria, testes de campo visual, tomografia de coerência óptica e de retinografia, exames complementares de alta complexidade.
“Há três anos, montamos o projeto para viabilizar essa parceria de compra dos equipamentos necessários para trabalhar a prevenção do Glaucoma em Petrópolis. Nosso projeto foi aprovado e recebeu o financiamento. Agora, estruturamos esse Centro de Glaucoma dentro do espaço do Ambulatório Escola com o intuito, não apenas de realizar a pesquisa, mas de oferecer o atendimento oftalmológico diferenciado à população. Esses modernos aparelhos serão utilizados também nos atendimentos aos pacientes regulares, melhorando ainda mais a qualidade do serviço de oftalmologia”, explica a médica Patrícia Pachá, oftalmologista, e coordenadora do Serviço de Oftalmologia da UNIFASE/FMP.
Na parceria realizada, a Prefeitura de Petrópolis é a responsável pelo convênio do serviço, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS). O Lions Clubes Internacional garantiu recursos financeiros para aquisição dos modernos equipamentos, através do projeto SightFirst, e a UNIFASE/FMP vai oferecer todo o espaço físico para realização dos atendimentos à população, com equipamentos, equipe multidisciplinar de profissionais e o investimento nas obras de reforma e ampliação do setor de oftalmologia. A previsão de entrega das obras é para setembro deste ano.
Para a secretária de Saúde do município, Fabíola Heck, o local vai beneficiar boa parte da população da cidade. “Vamos ser capazes de ampliar e agilizar o atendimento a quem sofre com as enfermidades oftalmológicas. O glaucoma é uma doença séria e que deve ter toda a atenção das equipes de saúde do município. Continuamos trabalhando na intenção de dar aos petropolitanos a qualidade de vida que eles merecem”, finaliza.