Nesta quarta-feira (9), a partir das 18h, o espetáculo Sarau da Boa Vista será transmitido simultaneamente pela TV Petrópolis – Canal 10 via Tech Cable/ Speed Fiber, assim como pelas redes sociais da emissora: Facebook (@tvpetropoliscana10 e @xdaquestaoproduções), Instagram (@tvpetropolis) e YouTube (TV Petrópolis Canal 10 e Xdaquestão Produções).
O Sarau da Boa Vista é um projeto histórico cultural que nasceu para ser apresentado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, todas as semanas, por 12 meses, em parceria com o Grupo Cataratas que administra o RioZoo. Para a realização desse projeto, a Xdaquestão Produções tem o mesmo aprovado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, Pronac 181236. Contudo, sem ter conseguido captar recursos para a realização do projeto até o momento, foi criado o Sarau da Boa Vista – Pocket, projeto apresentado, quatro vezes, em novembro de 2019, na LER – Salão Carioca do Livro – Festival do Leitor.
O espetáculo é baseado em relatos oficiais do século XIX, cartas da família imperial e bibliografia pública, contados em primeira pessoa pelos personagens: Imperador D. Pedro II (Fábio Branco), Imperatriz Teresa Cristina (Vania Moreira) e Princesa Isabel (Andrea Dutra) e tem como objetivo a difusão da relevância histórica da família imperial na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, ressaltando a valorização da história do país e da cultura, incentivando, dessa forma, o fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.
Através da transmissão de informações sobre o Brasil Imperial, a dramatização apresenta os personagens históricos, não só como a família imperial, mas também como cidadãos: um pai, uma mãe e uma filha, que conversavam e viviam situações pitorescas.
Por conta da pandemia da Covid-19, agora o espetáculo será veiculado pelas redes sociais já que foi um dos vencedores do edital “Cultura Presente nas Redes”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro que lançou o edital para fomentar propostas culturais que pudessem ser executados e transmitidos via internet por artistas em todo o território fluminense. No total foram selecionadas mais 1.500 apresentações financiadas com recursos do Fundo Estadual de Cultura.