Cidade

Operação dos ônibus em Petrópolis continua acontecendo de forma dinâmica

A partir desta segunda-feira (14), o horário do comércio vai ser novamente ampliado. Os estabelecimentos já autorizados a abrir nas ruas Teresa ou Aureliano Coutinho e adjacências vão poder abrir uma hora mais cedo do que havia sido determinado, das 8h30 às 17h30. No Centro Histórico (Rua do Imperador), das 9h30 às 19h. Os bancos, supermercados e farmácias continuam podendo funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.

De acordo com a prefeitura, a ampliação do horário de funcionamento do comércio está respaldada em nova nota técnica da Secretaria de Saúde e vai seguir um protocolo de segurança e prevenção à Covid-19. “O município, com o apoio de infectologistas, segue acompanhando a curva de contaminação da doença. Vale ressaltar que as flexibilizações estão condicionadas à taxa de ocupação dos leitos hospitalares na cidade e, caso o número chegue a 80%, a prefeitura poderá voltar nas decisões, não descartando, inclusive, um possível lockdown.”


Mais em: Confira as notícias sobre a covid-19 em Petrópolis


“Esse foi mais um avanço que o Sicomércio e outras entidades de classe conseguiram junto ao governo municipal. Estamos pleiteando a retomada do horário praticado antes da pandemia, de 9h às 18h, mas conseguir essa ampliação nos horários atuais foi mais uma etapa vendida”, comemora Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio varejista de Petrópolis (Sicomércio).

Em agosto, o Sicomércio, CDL, lojistas da Rua 16 de março e Associação da Rua Teresa (ARTE) haviam encaminhado três pedidos de retomada dos horários à prefeitura. As associações defendem que “a flexibilização do setor não influenciou a dinâmica de circulação do novo coronavírus, e por isso a volta do horário ‘normal’ deveria ser avaliada”.

O Setranspetro, por sua vez, informa que a operação dos ônibus em Petrópolis continua acontecendo de forma dinâmica e adequada à demanda do momento, seguindo o plano de abertura gradual das atividades econômicas e sociais da cidade, desde o início da pandemia. Nesta segunda-feira, os ônibus vão passar por adaptações operacionais conforme a necessidade.

“Enfrentando uma crise gravíssima, as empresas de ônibus no município já registraram um prejuízo de R$ 27,5 milhões no acumulado, entre os meses de março e julho deste ano, inclusive, por manter oferta superior à demanda de passageiros em todo esse período. Atualmente, são transportados pouco mais de 50% dos passageiros. O Setranspetro ressalta que, desde o início da pandemia, defende o escalonamento de horário dos setores econômicos do município, diminuindo a circulação de pessoas ao mesmo tempo pelas ruas e evitando a lotação nos ônibus”, informaram em nota.

Contudo, nas redes sociais, os usuários de transporte coletivo no município tem relatado insatisfação com os veículos cheios, poucos horários, ou ainda que não estariam fazendo o itinerário de antes da pandemia. “A linha Dom João Braga está passando pela Praça Catulo e Lopes Trovão, demoramos demais. Queremos nossa linha sozinha de volta”, pede a leitora Nira.

“No Vicenzo Rivetti, há muitos moradores chegando ao bairro e nada dos ônibus voltarem ao normal”, disse o leitor Hugo. “Na Mosela, a linha Moinho Preto anda mais cheia do que o 700”, relata o leitor Adriano.


Mais em: Moradores do bairro Lopes Trovão cobram regularidade no transporte


Para informações sobre os horários dos ônibus, o Setranspetro orienta aos passageiros acessarem os aplicativos gratuitos e disponíveis para Android e iOS, que mostram em tempo real onde os ônibus estão, por meio do sinal de GPS. Entre as plataformas, estão os aplicativos: Vá de Ônibus (todas as empresas), Cittamobi (Turb Petrópolis), Petro Ita, Cascatinha, além dos sites (cidade-real-transportes.negocio.site; www.petroita.com.br; www.cidadedashortensias.com.br; www.cascatinhatransportes.com.br; www.turbpetropolis.com.br) e páginas no Facebook das empresas (https://www.facebook.com/cidaderealtransportes; https://www.facebook.com/cidadedashortensias; https://www.facebook.com/Turb-Transporte-Urbano-SA-156223038436718).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).