Aprovado no edital Cultura Presente Nas Redes, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, o projeto “DKMERON – Uma Epifania Digital”, do artista petropolitano Durango Kid, foi classificado entre 80 vagas destinadas à região serrana. A proposta idealizada pelo rapper resultou em um vídeo de aproximadamente 40 minutos onde são apresentadas canções e questões marcantes em sua trajetória.
DKMERON é um projeto elaborado e executado inteiramente por profissionais petropolitanos, que articulou pequenas empresas da cidade, de diferentes setores, em torno de uma parceria que oferece descontos ao público, ao mesmo tempo que retorna um percentual ao artista, com o objetivo de movimentar a economia local.
O projeto apresenta ao público a atmosfera íntima do artista, suas inspirações, desafios e expectativas, costurando a sequência de canções apresentadas, possibilitando ao espectador a experimentação de uma dimensão mais visceral do Rap. Durango Kid pontua, cronologicamente, as canções que o marcaram, abrindo um diálogo poético com o público, em uma tentativa de recriar as inquietudes da “rua”, em tempos de isolamento.
Idealizado por Durango Kid, o projeto traça paralelos entre a obra do MC petropolitano e o clássico da literatura Decamerão (Decameron), de Giovanni Boccaccio, que, escrito durante a peste bubônica no século XIV, aborda questões fundamentais da humanidade, com muita acidez e ousadia.
Inspirada no clássico programa da TV Cultura “Ensaios”, a epifania digital, filmada e editada por Gregori Bastos – videomaker de Petrópolis e parceiro de longa data do MC -, é composta por 12 músicas, sejam inéditas, novos arranjos ou versões clássicas, que se alternam entre declarações do artista sobre as obras e a própria performance.