Recém-aprovado pela Comissão Europeia, o projeto RISC2 tem como objetivo principal fortalecer os elos entre as comunidades europeia e latino-americana na área de Processamento de Alto Desempenho (HPC). O projeto conta com a participação de oito parceiros europeus e oito latino-americanos. Representando o Brasil, participam o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a COPPE/UFRJ – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, que hospedam dois dos maiores supercomputadores da América Latina destinados à pesquisa:o Santos Dumont do LNCC e o Lobo Carneiro da COPPE/UFRJ.
Mais em: Supercomputador Santos Dumont aparece em lista de supercomputadores mais poderosos do planeta
A coordenação geral do projeto é do Barcelona Supercomputing Center (Espanha), que conta ainda com pesos pesados na área de HPC na Europa, como o Julich Supercomputing Center (Alemanha), o INRIA (França), e a empresa ATOS/BULL (França).
O projeto almeja financiar eventos de treinamento e cooperação entre as duas comunidades, que serão organizados em quatro países da América Latina, ao longo de dois anos de projeto. Além disso, o projeto facilitará o acesso remoto a recursos de treinamento em HPC existentes nas duas comunidades, bem como a transferência do conhecimento adquirido para pesquisadores e tecnologistas atuantes em diferentes áreas do conhecimento.