Em comemoração aos 60 anos da Sociedade Petropolitana de Fotografia (SOPEF), nesta semana acontecem lives com apaixonados por fotografia, às 19h, pelo Instagram @oficialsopef. Nesta quinta-feira (10), Anita Soares vai falar sobre “Arquitetura, paixão e sensibilidade”. Já na sexta-feira (11), o bate-papo será com Simone Sattler, sobre “Ensaios, pesquisas e realizações”.
Localizada em Petrópolis, cidade fundada por D. Pedro II – introdutor e maior incentivador da fotografia no Brasil, a Sociedade Petropolitana de Fotografia nasceu do idealismo de João Augusto de Sá Peixoto, jovem fotógrafo radicado em Petrópolis que reuniu diversos amigos amantes da fotografia, em 20 de novembro de 1959, para os estudos preliminares de congregar todos os adeptos da arte. A fundação se deu em 22 de janeiro de 1960, na sede da Associação Profissional dos Contabilistas de Petrópolis.
Nesses 60 anos de atividades ininterruptas, a SOPEF tem realizado cursos, concursos, passeios fotográficos e exposições que vêm revelando talentos da fotografia, além de promover intercâmbio com fotógrafos de várias cidades brasileiras.
Com sede própria no Centro Histórico de Petrópolis, dispõe de significativo museu, que conta com equipamentos de laboratório fotográfico, máquinas e acessórios produzidos entre as décadas 1880 e 1980. Os associados contam com biblioteca e laboratórios P&B, além de plataforma digital para edição de produções fotográficas.
Saiba mais em: www.instagram.com/