Com muitos relatos de pessoas que aguardam há meses para a realização de exames pela rede pública de saúde, o município anunciou mais de cinco mil vagas de tomografia para a rede ambulatorial na rede privada para reduzir a fila de espera no SUS. Só no mês de fevereiro serão abertas 2.868 vagas no Hospital Clínico de Corrêas (HCC) e 3.052 no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA). A Secretaria de Saúde abriu, ainda, contratação emergencial para exames de ressonância também na rede privada.
Mais em: Petropolitanos aguardam meses para fazer exame de ressonância
“Estamos empenhados em garantir a retomada dos serviços, assegurando à população toda a assistência necessária”, declarou o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que já na primeira semana do governo interino identificou problemas na manutenção dos equipamentos de ressonância e tomografia do Hospital Alcides Carneiro.
“Verificamos que os equipamentos estavam quebrados desde novembro e que os contratos de manutenção preventiva foram suspensos em 2019”, esclareceu Aloisio.
Segundo Barbosa, uma das primeiras ações da secretaria, em janeiro, foi destinar verba emergencial para a compra das peças necessárias para o reparo e a contratação dos técnicos para o trabalho. “O HCC voltou a oferecer o serviço de tomografia e o HNSA conseguiu o credenciamento pelo Sistema Único de Saúde. Com isso, vamos conseguir atender a demanda”, garantiu o secretário.
Sobre a ressonância, o município está buscando empresas privadas para fazer a contratação emergencial do serviço. “Diante da verificação de que seria necessário mais tempo para o conserto, a Secretaria de Saúde abriu contratação emergencial e aguarda apenas a manifestação das unidades hospitalares Nosso foco agora será agilizar o reparo dos equipamentos do HAC para que possamos voltar a oferecer o serviço no hospital”, finalizou Aloisio Barbosa.