Fundado pela Família Imperial em 1876, o Hospital Santa Teresa comemora 145 anos nesta sexta-feira (12). O hospital nasceu 33 anos após a emancipação do município e recebeu este nome em homenagem à imperatriz Tereza Cristina, que sonhava prestar atendimento assistencial aos menos favorecidos.
O primeiro médico do Hospital Santa Teresa e, também, de Petrópolis, foi Guilherme Boedecker, nomeado em 16 de julho de 1845 pela Imperial Fazenda de Petrópolis. Já o primeiro enfermeiro, foi Jorge Kuhn. Na época, Kuhn acumulava a função de dentista, pois dispunha de ferramentas para exercer a função – peças que estão em exposição na Casa do Colono.
No ano de 1900, o Hospital Santa Teresa foi entregue às Irmãs da Associação Congregação de Santa Catarina. A missão que as Irmãs de Santa Catarina receberam à frente do Hospital Santa Teresa é uma história de amor e de dedicação à serviço da vida.
A Medicina de Petrópolis nasceu nessa instituição e grande parte da sua história foi retratada dentro do HST. Hoje, o Hospital Santa Teresa é referência na Região Serrana como em algumas áreas primordiais da saúde, como: Cardiologia, Neurocirurgia, Vascular, Ortopedia e Traumatologia.
Fonte: Hospital Santa Teresa