O FIC Petrópolis–Festival Internacional de Corais online 2021 vai apresentar 49 coros nacionais e internacionais em 50 exibições gratuitas, de 13 a 16 de março, no YouTube e no Facebook, através das redes sociais do evento. A boa adesão, tanto de grupos petropolitanos quanto do restante do Brasil e de outros países, garante uma programação de excelência que vai mostrar um espectro bastante rico do que é o mundo do Segmento de Canto Coral.
Mais em: Canarinhos promovem concerto virtual roteirizado de música sacra neste sábado
“Parintins – A Ilha Mágica” promove nove atrações diferentes neste mês
Corais da Colômbia e de Portugal foram selecionados nesta edição juntamente com uma presença maciça de grupos da região sul do Brasil, além de estados como Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e ainda dos tradicionais coros petropolitanos.
“Foi uma tarefa complicada essa seleção porque recebemos quase 100 inscrições de excelentes vídeos. Mas estamos satisfeitos, o Instituto Movarte que realiza o FIC e eu na direção artística, porque vamos ter uma mostra bacana, de qualidade, de um trabalho árduo feito durante este período tão difícil pra todos da área de canto coral”, revela o maestro Leonardo Randolfo.
O FIC Petrópolis está em sua segunda edição, apresentada pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, com realização do Instituto Movarte. A primeira edição aconteceu em 2018 ocupando praças, teatros, a Catedral São Pedro de Alcântara e o Palácio de Cristal, além de oficinas com maestros estrangeiros que aconteceram na sede dos Canarinhos de Petrópolis, além de programação turística com momentos de compras e lazer para os participantes de fora. A cidade viveu dez dias de intensa atividade musical que movimentou a economia local e enriqueceu a agenda do município, proporcionando um clima de alegria e emoção que ficaram na história.
Petrópolis já conta com o título de Capital Estadual do Canto Coral, sancionado pelo Governo do Estado em 2019. As tradições ligadas ao canto coral na cidade têm origem em 1863 com a fundação do clube Sociedade Coral Concórdia pelos colonos alemães, dando origem à criação do primeiro coral. A evolução deste movimento resultou no segmento que envolve o maior número de pessoas na Cidade de Pedro, lembrando que sedia o coro de meninos mais antigo do Brasil, os Canarinhos, que este ano vai completar 79 anos de atividades ininterruptas.
Confira a programação por dia, independente da ordem de apresentação:
Dia 13 – Amantes da Música- Niterói/RJ- Reg.Fátima Mendonça/ formado por profissionais liberais, estudantes, empresários e músicos; Coro Caleb PIB- Petrópolis/RJ- Reg.Glaucia Rangel/ criado na I Igreja Batista de Petróp. em 1994 para a liturgia da igreja, tem em seu currículo peças eruditas como “The Young Messiah”; Coral dos Canarinhos de Petrópolis- Petrópolis/RJ- Reg.Marco Lischt/ coro de meninos mais antigo do Brasil criado há 78 anos, com longa trajetória de turnês e festivais; Coral Cantabile- Guarulhos/SP- Reg.Eli Gonçalves/ com 34 anos de atividades, repertório com ênfase na música folclórica e popular; Coro da Cidade de Santo André- Santo André/SP- Reg.Roberto Ondei/ criado em 2008 apresentou-se com a Sinfônica de S. André, a Filarmônica Bachiana SESI e a Filarmônica de S. Catarina em eventos pelo Brasil; Coral COCAMAR- Maringá/PR- Reg.Waldemar de Moura/ criado em 1999 na empresa do mesmo nome, é um proj. social que cresceu com participação em festivais locais e internacionais; Expresso 25- Porto Alegre/RS- Reg.Pablo Roballo/ com 56 anos de estrada fez turnês à Europa, América Latina e Brasil, e possui registro do trabalho em CDs e DVD; Coral Fröhlich Sänger- Santa Cruz do Sul/RS- Reg.Celi Durante; Grupo Vocal Gogó à Brasileira- Curitiba/PR- Reg.Anderson Nascimento/criado em 2000, trabalha repertório representativo da MPB; Coral da PUCRS- Porto Alegre/RS-Reg.Marcio Buzatto/ com mais de 5 décadas de história, apresentou-se com Milton Nascimento, Paulinho da Viola, entre outros, interpretando repertório eclético junto a grandes orquestras; “Tinkuy” Ensemble Vocal- Bogotá/Colômbia- Reg.Yolmer Ramírez/ atua desde 2011 com repertório entre o sagrado e o profano, em montagens de grandes peças musicais; Coral da Universidade FUMEC- Belo Horizonte/MG- Reg.João de Souza/ criado há 22 anos, formado por alunos, prof., pais e funcionários, apresenta-se pelo Estado de Minas, em festivais com MPB e música erudita; Coral Unimed Campinas- Campinas/SP- Reg.Hipólito Ribas/ criado em 2003 formado por funcionários, médicos e comunidade, apresenta-se em eventos culturais e instituições.
Dia 14 – Grupo Cantare- Itaúma/MG- Reg.Juliana Lima/ criado em 2018 com repertório de árias e óperas, musicais e trilhas de filmes, combina atuação musical, corporal e cênica; Coro da Cidade de Santo André- Santo André/SP- Reg.Roberto Ondei/criado em 2008, apresentou-se com a Sinfônica de S. André, Filarmônica Bachiana SESI e Filarmônica de S. Catarina em eventos pelo Brasil; Dó Ré Mi- Petrópolis/RJ- Reg.Leonardo Randolfo/ com 18 anos de estrada, apresenta trabalho performático, desenvolvendo variadas competências de crianças e jovens; Grupo Vocal Almanaque- Rio de Janeiro/RJ- Reg.Celso Branco/ com repertório multifacetado em arranjos a 4 vozes, participa de festivais e encontros de coros no Rio de Janeiro; Coro Juvenil da UNIRIO- Rio de Janeiro/RJ- Reg.Julio Moretzsohn/ repertório diversificado com ênfase na música folclórica e erudita, apresentou-se em museus, teatros, salas e igrejas; Meninos Cantores do Município da Trofa- Trofa/Portugal- Reg.Antónia Serra/ criado em 1999 fez concertos em comemoração ao Ano de Portugal no Brasil em 2013, em Petrópolis e Rio de Janeiro, além de participação em programas de TV em Portugal e África; Coral de Meninas de Bom Princípio- Bom Princípio/RS- Reg.Márcio Buzatto/ criado em 2000, fez turnês pelo país, além de Argentina e Paraguai, com repertório de música sacra, gaúcha, pop, rock, MPB, e atuou junto à Sinfônica Villa-Lobos e Orquestra de Sopros N. Hamburgo; Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis – Petrópolis/RJ- Reg.Marcelo Vizani/ criado em 1988, pertence ao Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e desenvolve repertório sacro, folclórico e popular; Coral Pró Tempore- Petrópolis/RJ- Reg.Paulo Afonso Fº/ projeto do Instituto de Cultura para a melhor idade criado em 2000, com repertório do samba de raiz ao erudito; Coral SEFAZ – Secretaria de Fazenda do RS- Porto Alegre/RS- Reg.Giovani Costa/ criado em 2015 com servidores, familiares e amigos da Fazenda, canta música popular e folclore gaúcho, promovendo o amor à arte e ao canto; Coral Sétima Voz- Reg.Jacqueline Sidney/ criado em 2005, formado por servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho, dedica-se ao cancioneiro nordestino e Coral Vozes da Justiça- Fortaleza/CE- Reg.Jacqueline Sidney/ criado em 2008, com funcionários do Sind. dos Serv. Just. Eleitoral e Sind. do Tribunal Just. Federal do CE, objetivo de interação social; Coro Tramontina- Farroupilha/RS- Reg.Pablo Roballo/ funcionários, familiares e amigos da empresa encontram descontração para expressar-se musicalmente com música pop, italiana, sacra e folclórica.
Dia 15– Coral Espírita Unificação- Recife/PE- Reg.Alesson Queiroz/ fundado em 2015, apresenta-se em igrejas, eventos culturais e instituições, cantando o amor com objetivo de acolher todos os credos religiosos; Coral Laus Deo do Colégio de Aplicação da UCP- Petrópolis/RJ- Reg.Marcelo Vizani/ criado em 1990, misto com jovens de 12 a 17 anos, atua em eventos pelo Brasil, com turnê em Minas Gerais, sendo o primeiro coral a se apresentar na Disney em 1997; Coral Masculino de Bom Princípio- Bom Princípio/RS- Reg.Martins Altevogt/ fundado em 1993, cultua as tradições dos imigrantes alemães com apresentações no Brasil, América e Europa; Coral Moisés Kawa- Niterói/RJ- Reg.Fátima Mendonça/ criado na década de 1950 para propagar a cultura judaica, canta em hebraico, ídiche e outros idiomas, além de música popular em eventos nacionais e internacionais; Coral de Petrópolis- Petrópolis/RJ- Reg.Rodrigo d´Ávila/ criado em 1989 com repertório do erudito ao popular, participa de eventos diversos em Petrópolis, Rio de Janeiro e fez turnê ao Chile; “Tinkuy” Ensemble Vocal- Bogotá/Colômbia- Reg.Yolmer Ramírez/ atua desde 2011 com repertório diverso entre o sagrado e o profano, realizando montagens de grandes peças musicais; Coral União- Estância Velha/RS- Reg.Martin Altevogt/ coro da Sociedade de Canto União Estância Velha, com 126 anos, criado por imigrantes alemães; Coral da Univ. Est. de Sta Catarina- Joinville/SC- Reg.Anderson Nascimento/ fundado em 2016 para criar movimento musical no Centro de Ciências Tecnológicas para professores, funcionários, alunos e comunidade; Coral da URI Erechim- Erechim/RS- Reg.Márcio Buzatto/ pertence à Assoc. C. Universidade de Erechim, feminino, criado há 40 anos, apresenta-se em festivais e solenidades, além de realizar o Festival de Coros do Norte Gaúcho; Grupo Vocal Madrigueiros- S. Paulo/SP- Reg.Solange Assumpção/ criado há 10 anos para pesquisa e desenvolvimento da bagagem musical dos cantores, por meio da associação de linguagens como literatura e dramaturgia; Vocal Onix Nações- Goiânia/GO- Reg.Paulo Motta/ criado em 2007 na Igreja Batista, apresentou-se em encontros de coros em S. Paulo, Minas e Goiás; Grupo Vocal Umas e Outras- Rio de Janeiro/RJ- Reg.Celso Branco/ criado há 4 anos para releitura de músicas eruditas, com modificação de ritmos e letras acrescidas, participando de encontros, festivais e saraus; Grupo Vocal Tupandi- Tupandi/RS- Reg.Márcio Orth/ criado em 2002, apresenta-se em eventos culturais e religiosos com objetivo de propagar a arte do canto.
Dia 16– Coral Cantares APVE-EMBRAER- S. José dos Campos/RS- Reg.Marcio Faria/ criado em 2001 pela Assoc. dos Pioneiros e Veteranos com participação em eventos diversos nos estados de SP e MG; Coro da Cidade de Santo André- Santo André/SP- Reg.Roberto Ondei/ criado em 2008 apresentou-se com a Sinfônica de S. André, Filarmônica Bachiana SESI e Filarmônica de S. Catarina em eventos pelo Brasil; Coral Cidade do Sol- Macaé/RJ- Reg.Wilson Souza/ criado em 2019 com coralistas egressos de extintos de coros da Petrobrás; Coral da Engenharia da UFMG- Belo Horizonte/MG- Reg.Carlos Morais/ criado em 2016 com alunos, professores, servidores e comunidade, conta com festivais de música, espetáculos e solenidades no currículo; Coral Ítalo-Brasileiro- Porto Alegre/RS- Reg.Márcio Buzatto/ atua na valorização da cultura italiana apresentando-se em festivais, solenidades e concertos, com registro em CDs de canções italianas e de Natal; Coral Luiz de Queiroz- Piracicaba/SP- Reg.Cíntia Pinotti/ formado por alunos e servidores da Escola Superior de Agricultura da USP, participa de encontros de corais em BH, sendo o anfitrião do Encontro de Corais Luzes & Vozes; Coral Municipal de Teutônia- Teutônia/RS- Reg.Martin Altevogt/ criado em 1985 com intuito de divulgar o canto coral, participa de eventos sociais, religiosos e encontros de corais no RS; Coro da Primeira Igreja Batista- Petrópolis/RJ- Reg.Glaucia Rangel/ fundado em 1925, participa da liturgia da igreja, do Natal Imperial e do encontro de coros evangélicos Eclesia Cantat; Coral da UCP- Petrópolis/RJ- Reg.Antônio Gastão/ criado em 1976 dedica-se à música sacra com repertório eclético, atuou com orquestras como a Sinfônica Brasileira e Petrobrás Sinfônica; Grupo Vocal Rio Antigo- Rio de Janeiro/RJ- Reg.Celso Branco/ trabalho de reinterpretação de músicas das déc. de 1910 a 1950, também se dedica à recuperação de grupos das déc. de 1930 a 1950, como Bando da Lua, Quatro Ases e outros; Grupo Vocal Paraná em Canto- Curitiba/PR- Reg.Anderson Nascimento/ criado em 2008, atualmente trabalha com repertório sobre a história da música popular; Coral Vozes do Vagão- Santa Maria/RS- Reg.Matheus Lameira/ criado em 2010 no Colégio Militar de Sta. Maria a fim de desenvolver atividades musicais com os alunos, seu nome se origina do símbolo do colégio, o vagão de trem.