De 13 a 21 de março, as tradições do maior festival folclórico do mundo, realizado no município de Parintins no interior do Amazonas, serão enaltecidas através do grupo “Hip-Boi” através de nove espetáculos que vão ser veiculados nas plataformas digitais da Xdaquestão Produções, sempre às 19h. Contemplado com recursos do Inciso III da Lei Aldir Blanc, o projeto “Parintins – A Ilha Mágica” é encabeçado pela líder do coletivo, Priscila Castro, que desde 1999 coordena o grupo em Petrópolis.
Mais em: Festival Internacional de Corais on-line vai apresentar 50 exibições neste mês
Canarinhos promovem concerto virtual roteirizado de música sacra neste sábado
“Neste projeto vamos mostrar, de forma compacta, parte do nosso trabalho de pesquisa e divulgação do festival de Parintins, que já acontece há 21 anos. Selecionamos trechos dos melhores trabalhos para serem remontados mantendo criações originais e de raiz, incluindo as últimas novidades do Festival”, conta Priscila.
A festa que ocorre no último fim de semana de junho, destaca a rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido, num verdadeiro espetáculo que reúne cerca de 35 mil espectadores por ano. São danças, músicas, cores, costumes e rituais. A apresentação de cada um dos bois tem entre 2h e 2h30 de duração por noite e segue ordem de sorteio. Vinte e um quesitos são considerados pelos jurados na nota aos concorrentes, incluindo a galera, que sempre dá aula de animação.
Para contar toda essa história, serão nove atrações desenvolvidas pelo coletivo. A primeira atividade será uma entrevista com o tema “Cultura, criação e consolidação”, trazendo um panorama sobre as raízes do festival. O bate-papo será conduzido pela jornalista Carla Coelho e a história fica por conta de Priscila Castro. Dando sequência às ações, haverá uma contação de história destacando o nascimento dos bois, comandada pelo ator Ariel Barbosa. O projeto contempla ainda, seis intervenções cênicas, dos principais personagens da festa: O Boi Bumbá, a Sinhazinha da Fazenda, Cunhã-poranga, Rainha do Folclore, Porta Estandarte e Pajé. A última ação é uma Evolução do Garantido e Caprichoso que promete ser um espetáculo de emocionar. A programação será realizada de forma remota, respeitando os protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19.
A curadora, entrevistada e coordenadora cênica é Priscila Castro; a contação de história ficou por conta do artista Ariel Barbosa e os bailarinos são: Aline Pomin, Julia Vellasquez, Karina Oliveira, Tatiana Moura e Victor Silva.
A veiculação do projeto será realizada pelas plataformas digitais da Xdaquestão Produções no Facebook @xdaquestaoproducoes, no Instagram @xdaquestaoproducoes e ainda através do YouTube Xdaquestão Produções, de acordo com o cronograma abaixo.
13-03-2021 – sábado – 19h – Entrevista Priscila Castro
14-03-2021 – domingo – 19h – Contação de história
15-03-2021 – 2ª feira – 19h – Boi bumbá
16-03-2021 -3ª feira – 19h – Sinhazinha da Fazenda
17-03-2021 – 4ª feira – 19h – Cunhã Poranga
18-03-2021 – 5ª feira – 19h – Rainha do Folclore
19-03-2021 – 5ª feira – 19h – Porta estandarte
20-03-2021 – 6ª feira – 19h – Pajé
21-03-2021 – sábado – 19h – Evolução dos bois