Na noite desta última segunda-feira (22), a Prefeitura de Petrópolis anunciou a ampliação das medidas de restrição para enfrentamento da covid-19 no município. No novo decreto, publicado no Diário Oficial do Município, com efeitos a partir desta terça-feira (23), o governo anuncia reforço nas ações nas barreiras sanitárias, limita a entrada de turistas e visitantes e determina o fechamento dos pontos turísticos públicos e privados. O objetivo é evitar a migração de pessoas de fora para a cidade, buscando impedir o aumento da circulação dentro do município. As medidas valem até sexta-feira (26), quando o Governo do Estado deve publicar decreto com as determinações para todos os municípios fluminenses.
De acordo com o boletim epidemiológico desta última segunda (22), Petrópolis fez, até o momento, 129.411 testes para Covid-19, com 23.280 resultados positivos e 100.070 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab). São 631 óbitos e a ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 83,54% e 89,81% em leitos de UTI.
Nas barreiras sanitárias, serão liberadas para entrada na cidade pessoas que apresentarem comprovante de que são do município. O acesso de pessoas de outras cidades só será permitido àquelas que comprovarem propriedade de imóvel em Petrópolis ou apresentarem voucher demonstrando reserva em meio de hospedagem local ou agendamento para compra nos polos de moda (que serão disponibilizados pelos próprios polos de moda).
Principais medidas previstas no decreto:
– Fica vedada a permanência de indivíduos nas vias, áreas e praças públicas do Município no horário das 22h às 5h.
– Ficam vedadas: qualquer tipo de aglomeração, seja em área pública ou privada; funcionamento de pistas de danças e congêneres; ingresso de ônibus e vans de excursão.
– Ficam fechados os pontos turísticos da cidade.
– Fica restrito ao período entre 11h e 20h o horário de funcionamento do comércio, inclusive comércios de rua, bem como demais atividades econômicas. Para estes a circulação de público fica limitada a 50% da capacidade instalada, incluindo-se aqueles que funcionam no interior de shoppings e centros comerciais. No polo de moda da Rua Teresa o horário será de 8h30 às 18h; no Centro Histórico, das 10h às 19h; no polo de modas do Bingen, das 8h30 às 18h; e no polo de Itaipava, das 10h às 19h.
– Nos pontos de controle sanitário os agentes deverão: solicitar a parada do veículo; aferir a temperatura do condutor do veículo e de todos os passageiros; e solicitar do condutor do veículo a apresentação de voucher emitido pelos polos de modas da Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava ou comprovante de hospedagem, conforme o caso. Os agentes deverão solicitar que o veículo não ingresse no território municipal e retorne ao local de origem se o condutor ou um dos passageiros apresentar temperatura superior a 37,8º; se o condutor não apresentar voucher emitido pelos polos de modas da Rua Teresa, Bingen e Feirinha de Itaipava ou comprovante de hospedagem, conforme o caso; ou se todos os passageiros não apresentarem comprovante de hospedagem.
– O horário de funcionamento dos bares, lanchonetes, restaurantes e atividades semelhantes, para o atendimento presencial de qualquer natureza fica restrito ao período das 5h às 22h, com a circulação de público limitada a 50% da capacidade instalada, incluindo-se aqueles que funcionam no interior de shoppings e centros comerciais.
– As atividades nos templos e nos cultos religiosos ficam limitadas a 50% de sua capacidade de ocupação.