Cidade

Aluguel social vai ter reajuste de 10%

As famílias beneficiárias do Aluguel Social, programa que oferece recurso assistencial mensalmente, estão aguardando há sete anos por um reajuste no valor do auxílio. Desta forma, a Câmara Municipal aprovou, em caráter de urgência, um projeto de lei enviado pelo Executivo, a partir de uma indicação legislativa do vereador Yuri Moura, que garante o reajuste em 10% no valor pago às famílias, além da criação de uma comissão permanente com representantes das famílias beneficiárias para a viabilidade de reajustes anuais.

A iniciativa de Yuri surgiu em janeiro, quando ele protocolou a indicação legislativa pedindo o acréscimo no valor. De lá pra cá, participou de encontros com a secretária municipal de assistência social, Rosana Borsato, e o prefeito interino Hingo Hammes, além de contato permanente com os movimentos por moradia, em especial, com a liderança de Cláudia Renata Ramos.

“É uma conquista importante demais. Dá pra gente dizer que é um novo Aluguel Social, porque não é só o aumento do valor pago às famílias, que por si só já é uma vitória, mas também a criação de uma comissão com a participação justamente dessas famílias, para discutir anualmente os reajustes”, afirmou Yuri.

O prefeito interino Hingo Hammes anunciou que vai reajustar o valor do Programa Aluguel Social em 10% – passando de R$ 500 para R$ 550 – e criar dispositivo para garantir que a revisão do benefício aconteça anualmente. O novo valor começa a vigorar até o mês de junho. Atualmente, 171 famílias estão vinculadas ao benefício.

O Aluguel Social municipal foi reajustado pela última vez em 2014, quando foi igualado ao valor pago pelo Estado. Com a mudança, além da previsão legal de reajuste anual do benefício, haverá maior monitoramento e fiscalização para garantir o cumprimento dos critérios do programa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).