Com população acima de 68 anos estimada em 31.934 pessoas, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Petrópolis atinge aproximadamente 87% de vacinação do público alvo de idosos dentro da faixa etária atendida. Dentre as 41.295 pessoas vacinadas na cidade por equipes do setor de Epidemiologia, 28.606 foram idosos que receberam a primeira dose do imunizante contra a covid-19.
O município tem atualmente 10 pontos de vacinação disponíveis e teve equipes trabalhando em dois pontos também no domingo (11). O trabalho durante o fim de semana visa acelerar a vacinação do público mais vulnerável à doença. O alcance de pessoas de outras faixas etária depende, no entanto, da chegada de mais vacinas destinadas à aplicação de primeiras doses. Nos dois últimos lotes recebidos, a maior parte das vacinas foi referente a segunda dose para a conclusão do esquema de vacinação necessário para a imunização.
Na sexta-feira (09/4), Petrópolis recebeu lotes contendo 13.140 vacinas. Deste total, no entanto, apenas 3.250 são destinadas à aplicação de primeiras doses. A maior parte – 9.890 vacinas – são referentes à segunda dose do imunizante.
“Todos os esforços têm sido feitos pela Secretaria de Saúde para que possamos ampliar a vacinação, mas, hoje, dependemos da entrega de novas remessas. Na última semana chegamos a vacinar em um único dia quase 2 mil pessoas, levando em conta apenas as primeiras doses. Estamos cobrando tanto do Governo Federal quanto do Estado quantidades maiores da vacina, para que possamos ampliar ainda mais a cobertura vacinal na cidade”, explica o prefeito interino Hingo Hammes.
Considerando os dados globais de vacinação – 41.295 vacinados – Petrópolis tem hoje aproximadamente 13,1% de toda população da cidade (306.678 habitantes) já vacinada com a primeira dose contra a covid-19. O município segue à frente dos índices de vacinação nacional – cerca de 9,8% da população brasileira – e estadual – quase 9,4% dos moradores do Estado do Rio de Janeiro, também vacinados.
Petrópolis tem o índice de vacinação superior à média do Estado e a média nacional. O percentual de vacinação de mais de 86% dos idosos na faixa etária acima de 68, assim como a demanda por agendamentos para a vacinação já vinha sinalizando, deixa claro que este público aderiu à campanha. Isto é extremamente positivo. Todo planejamento da vacinação está sendo feito pelo setor de Epidemiologia e aguardamos a chegada de novos lotes com maior quantidade de primeiras doses para ampliarmos a vacinação para outras faixas etárias”, destaca o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.
A Secretaria de Saúde iniciou domingo (11) a abertura dos pontos de drive thru no Hipershopping, no Alto da Serra e no Parque de Exposições de Itaipava. Os dois pontos funcionaram das 9h às 12h. Nestes pontos foram vacinados 134 idosos com mais de 68 anos. Para ser vacinado, o idoso deve estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde no site da prefeitura.