Para tornar o cadastramento para vacinação contra a Covid-19 mais eficaz, o município fez mudanças no passo a passo para o agendamento. O formulário, disponível no site da Prefeitura, agora é mais intuitivo, baseado nos dados fornecidos pela própria pessoa. Antes de fazer o cadastro, é importante se certificar de que faz parte do grupo prioritário já convocado que precisa fazer o agendamento. Depois, basta seguir as orientações.
Mais em: Secretaria de Saúde lança assistente virtual para esclarecer dúvidas relacionadas à Covid-19
Com o novo sistema basta que a pessoa informe o CPF e a idade para iniciar o processo de cadastramento. Com estas informações o próprio site dará às pessoas apenas as opções para as quais ela se enquadra. Uma pessoa de 30 anos, por exemplo, apenas poderá avançar no cadastro se tiver síndrome de down ou autismo ou for paciente renal crônico em diálise. Isso porque, para esta idade, só pode ser vacinado quem se enquadra em uma destas opções. Já pessoas com demais comorbidades previstas no Plano Nacional de Vacinação só conseguirão completar o cadastro de tiverem dentro da faixa etária já convocada, ou seja, se tiverem mais 58 anos.
Passo a passo
No novo modelo, antes de escolher o local de vacinação a pessoa escolhe o turno em que pretende se vacinar (manhã/tarde). A partir daí o interessado pode escolher entre os pontos de vacinação disponíveis e tem acesso às opções de datas disponíveis para o cadastro. Para avançar com o cadastro, o interessado deve confirmar as informações fornecidas.
De acordo com o perfil de público a ser vacinado, o sistema exigirá que o interessado informe a que grupo prioritário de vacinação pertence. Importante destacar que as pessoas devem seguir com o cadastramento, cumprindo todas as etapas até a conclusão do processo.
Mais em: Quais comorbidades estão incluídas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19?
Atenção a quem pode se cadastrar para tomar a vacina contra a Covid-19 neste momento:
– pessoas com comorbidades maiores de 58 anos;
– profissionais de Saúde a partir de 40 anos
– pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
– pessoas com autismo maiores de 18 anos
– pacientes renais crônicos em diálise maiores de 18 anos
– pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 58 anos.
– Idosos com mais de 60 anos
Quem pode tomar a vacina sem cadastramento:
Gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades