Na última quinta-feira (10), uma jovem, de 13 anos, pulou de cima de um túnel da BR-040. Felizmente ela sobreviveu. Sofreu múltiplas fraturas e está internada na UTI, mas no momento apresenta um quadro estável e está se recuperando.
Segundo informações da família, a jovem havia sido diagnosticada com Transtorno Borderline e já há algum tempo vem tentando lidar com isso.
Para ajudar a custear uma acompanhante hospitalar 24h, uma vez que ela ainda não tem previsão de alta, a família criou uma vaquinha on-line, disponível no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-fefe-borsatto. As doações também podem ser feitas através do PIX 12539680631 (CPF).
As pessoas também podem ajudar doando sangue no nome de Fernanda Borsatto. As doações devem ser feitas no banco de sangue do Hospital Santa Teresa (Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen), que funciona diariamente das 7h às 18h; incluindo finais de semana e feriados. Veja aqui os requisitos básicos para doação de sangue.
Onde buscar ajuda em Petrópolis
O atendimento aos pacientes com distúrbios psicológicos e psiquiátricos, em geral, e àqueles que apresentam repertório de ideação suicida no município, é realizado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Os atendimentos de urgência e emergência psiquiátrica são realizados no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), durante 24 horas em regime de plantão. Neste local são atendidos quadros graves com necessidade de um maior tempo de estabilização dos pacientes que apresentem quadros psiquiátricos, inclusive depressivos graves com intenção suicida, ou seja, que possam vir a realizar lesões corporais auto provocadas, com risco de morte.
O registro de casos de suicídio, ou de lesões auto provocadas são notificados à Direção de Vigilância Epidemiológica, que investiga os casos para fim estatísticos e de confirmação das informações contidas nas notificações que são compulsórias.
O município também possui outras unidades de atendimento psicossocial que integram a RAPS, sendo estas: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III), CAPSi Infanto-juvenil e outros dois CAPS Nise da Silveira no Centro e outro Caps Núbia Helena, em Itaipava. A rede possui, ainda, dois ambulatórios de Especialidades em Saúde Mental, um no Centro e outro em Itaipava.
As Unidades Assistenciais que compõem a Rede de Atenção Psicossocial contam com médicos, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, capacitados para atender pacientes com transtorno depressivo nos graus leve, moderado e grave com e sem sintomas psicóticos, quadros de ansiedade, dentre outros transtornos mentais.
1 – CAPS Nise (Rua Montecaseros, nº 576 / 580, Centro – telefone: 2246-9064);
2 – CAPSI (Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 418, Centro – telefone: 2247-6893);
3 – CAPS Núbia Helena (Rua Maria Joaquina Félix Almeida, nº 70, Itaipava);
4 – CAPS Ad Fênix (Rua Monsenhor Bacelar, nº 492);
5 – Ambulatório Central de Saúde Mental (Rua Dom Pedro, nº 185).
*Matéria atualizada em 14/6, às 16h25