O estímulo à leitura faz parte da rotina pedagógica nas escolas e Centros de Educação Infantil e pensando nisso, a Secretaria de Educação mantém na plataforma “Educa em Casa”, um espaço especialmente dedicado à pesquisa literária, onde vários títulos estão à disposição para os estudantes dos diferentes anos de escolaridades da rede: é a Biblioteca Virtual.
A plataforma Educa em Casa pode ser acessada através de link no site da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br e o ícone Biblioteca Virtual fica na página principal do Educa em Casa. Não é necessário login para acessá-lo. Os livros postados estão no formato pdf.
“Mais uma opção para os estudantes. As escolas já realizam projetos diversificados que incentivam a leitura não só para fortalecer a pratica, mas, também, para construir uma geração de leitores assíduos por novidades literárias, pesquisas e de futuros escritores. Vale a pena conferir todo conteúdo postado”, explica o prefeito interino, Hingo Hammes.
Os livros são separados de acordo com as temáticas e anos de escolaridades – Educação Infantil; Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Educação Especial.
“É um reforço também para as escolas que utilizam esse material da Biblioteca como sugestão adicional nas aulas remotas e como atividade de pesquisa, porque os livros usam linguagem específica e de fácil entendimento para o público. Além disso, abordam questões que complementam os conteúdos diários didáticos”, completa a secretária de Educação, Marcia Palma.
Entre os títulos disponíveis no Educa em Casa, estão:
Educação Infantil: “Quero meu cabelo Assim”- Cris Soares; “O papagaio tagarela” – Linda Dias; “A filha do Rei Sol”- Rafael Ferreira; “O livro que queria ser brinquedo” – Sandra Aymone; “Mateus e o brinquedo desaparecido” – Sandra Aymone; “João, preste atenção – Nova ortografia” e “O vírus malvadão e as crianças super poderosas”.
Educação Especial: “Os Dez amigos” – Ziraldo; “Era uma vez um gato xadrez – Bia Villela; “O coelho sem orelhas” – Klaus Baumagart e Til Schweiger; “Tudo bem ser diferente” – Todd Parr; “O homem que amava caixas – Stephen King; “A cicatriz” – Illan Brenman; “Almanaque da Magali”; “Almanaque do Chico Bento” e “A escola do Marcelo” – Ruth Rocha.
Ensino Fundamental – Anos Iniciais: “Marcelo, marmelo, martelo” – Ruth Rocha; “Gente bem diferente” – Ana Maria Machado; “Doce Princesa Negra”- Solange Cianni e “Almanaque da Magali”.
Ensino Fundamental – Anos Finais: “Dom Quixote em HQ” – Miguel de Cervantes; “Star Wars – a Ameaça fantasma”; “A viagem do descobrimento” – Eduardo Bueno; “Auto da Compadecida” – Ariano Suassuna e “Harry Potter e a Câmara Secreta” – J.K. Rowling.