Concer: celular e direção não combinam
Concer:  celular e direção não combinam
Agenda cultural

Coral dos Canarinhos celebra 79 anos neste domingo

Para comemorar o 79º aniversário do Coral dos Canarinhos, neste domingo (15/08) serão realizados dois eventos. Às 10 horas, o presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), Frei Marcos Antonio de Andrade, presidirá a Missa na Igreja do Sagrado para celebrar mais um ano de história. Às 18 horas, o “Especial Canarinhos na Caixa” marca esta data do coral em um grande ato de agradecimento a todos que participam, direta e indiretamente, do Coral dos Canarinhos. Os dois eventos, de modo presencial e à distância, serão transmitidos pelo Facebook e YouTube da instituição.

Foi a partir do sonho de transformar vidas por meio da música que, há 79 anos, o coro de meninos mais antigo do Brasil foi criado por Frei Leto Bienias. Em quase oito décadas, milhares de meninos tiveram a oportunidade de estudar música gratuitamente, conhecer cidades, países e adquirir conhecimentos e valores franciscanos que levam por toda a vida.

A gestora do IMCP Rose Mello explica que sem poder fazer apresentações ao vivo, o que o coral faz com grande maestria, o aniversário de 79 anos não poderia deixar de ser comemorado, afinal, são muitas décadas de história. Segundo ela, em um momento tão difícil para a humanidade, o coro vai até à comunidade para agradecer.

“A intenção é agradecer diretamente a cada um que fez e faz parte desta história e, por isso, a instituição criou o projeto ‘Canarinhos na Caixa’, que levou a representantes desta história uma caixinha com um vídeo comemorativo e um mimo”, frisou.

Conheça o Instituto

Consagrado como um dos patrimônios culturais da cidade e sendo o mais antigo e tradicional grupo vocal, o Coral dos Canarinhos é administrado pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Além do coro de meninos, o IMCP também administra o coro das
Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, o Curso de Aprendizes e oferece aulas particulares de vários instrumentos musicais.

O objetivo do Instituto é oferecer formação integral a todos os seus coralistas. As crianças e jovens que fazem parte dos coros pertencem a classes sociais diferentes e ingressam nos coros aos 8 anos, permanecendo até os 18 anos. O coro é aberto à comunidade. Desta forma, todos os interessados, tanto meninos como meninas, podem ingressar no Curso de Aprendizes, desde que tenham oito anos e estejam matriculados no 3º ano do primeiro segmento do ensino fundamental, em qualquer escola da cidade, tanto pública como particular.

A rotina dos meninos e meninas é intensa dentro do IMCP. Os quatro anos iniciais são voltados para a formação musical, onde aprendem teoria, solfejo, ritmo e percepção musical. Neste período, passam até 15 horas semanais no Instituto, onde 12 horas são dedicadas à música.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).