Neste sábado (11), o projeto Social + Presente, em parceria com a Fundação Leão XIII, Fundação Santa Cabrini e Fundação para Infância e Adolescência (FIA/RJ), vai oferecer desde a isenção de taxas para documentação básica, como certidões de casamento, nascimento e óbito, RG e CPF, até informações sobre pecúlio e vagas de emprego para o público apenado.
No local, também haverá atendimento jurídico, psicológico e de assistência social para mulheres e para o público LGBTQIA+, além de orientações sobre o direito de crianças, adolescentes e idosos.
“O Social + Presente é uma iniciativa do governo do Rio para levar serviços básicos às pessoas nos seus bairros. Temos uma edição a cada sábado e essa é a primeira vez que vamos para fora da capital, para Petrópolis”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Matheus Quintal.
O Social + Presente vai ocorrer no Colégio Estadual Rui Barbosa, na Rua Alynthor Werneck, 65, no Alto da Serra.
Evento terá serviço direcionado a mulheres e Ônibus Lilás
O evento também contará com uma estrutura especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos destinada ao atendimento às mulheres. No local será feito cadastramento para workshops do projeto Empoderadas, que ensina defesa pessoal para mulheres.
A ação conta ainda com o Ônibus Lilás, equipamento móvel direcionado à divulgação de informações sobre prevenção à violência contra a mulher e ao atendimento às vítimas.