Em reunião realizada na última semana entre representantes da Enel e prestadores de serviços de telecomunicações, foi definido um calendário para fiscalização e regularização de cabos e fios fixados na infraestrutura das redes de energia elétrica. A medida é desdobramento de uma série de ações iniciadas pelo governo municipal interino, para garantir a regularização das instalações, conforme previsto em resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e em lei municipal sancionada a partir de projeto do atual presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Hingo Hammes, visando obrigar a retirada de fios, cabos e equipamentos sem utilidade ou em mau estado de conservação.
Hammes explica que, ainda na Prefeitura, vinha buscando junto às empresas um alinhamento para a solução de problemas identificados por equipes da Defesa Civil, Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública e Meio Ambiente, relativos à fiação abandonada ou em mau estado de conservação nos postes.
“A partir da demanda apresentada por nossas equipes, a Enel se comprometeu a manter uma rotina de trabalho junto às prestadoras de serviços de telecomunicações visando a organização do compartilhamento da infraestrutura. A primeira etapa do trabalho será iniciada em 10 de janeiro e deve se estender até o início de fevereiro”, destacou Hingo, acrescentando que, nesta primeira etapa, o trabalho será realizado em algumas das principais ruas do centro, além de vias do Siméria, Castelânea, Bingen, Mosela e na ligação Centro-Quitandinha.
Após a conclusão da primeira etapa do trabalho, Hammes vai acompanhar, pela Câmara Municipal, o andamento dos trabalhos junto à Prefeitura, já que a administração municipal deverá apoiar a rotina nas etapas seguintes das ações, até que o trabalho seja realizado em todo o município.