Cidade

Forte chuva que atingiu a Região Serrana deixou milhares de pessoas sem energia

Cerca de 240 mil pessoas foram impactadas pelas fortes chuvas e vendavais que atingiram a região desde o dia 27/12.

Com as fortes chuvas que atingiram Petrópolis na virada do ano, muitos bairros ficaram sem luz, como Fazenda Inglesa, Barra Mansa, Araras, Quarteirão Brasileiro e Bingen, por exemplo.

De acordo com a Enel Distribuição Rio, equipes estão mobilizadas desde o dia 27 de dezembro no restabelecimento da energia para os clientes que foram impactados pelas fortes chuvas, com ventos de até 80 km/h, que atingiram a Região Serrana do Rio nos últimos dias. As cidades de Petrópolis e Teresópolis, principalmente, têm sido fortemente afetadas por temporais e vendavais nos últimos sete dias. A força dos ventos causou a queda de galhos e árvores sobre a fiação elétrica, destruindo vários trechos da rede. Segundo levantamento da companhia, já foram retiradas mais de 70 árvores, que danificaram cerca de 15 km de rede da distribuidora, e substituídos mais de 40 postes tombados por causa da queda de árvores.

Moradores de Petrópolis informaram que ficaram dias sem energia em algumas localidades. “Sou morador da rua A, em Araras, e o carro da Enel passou aqui duas vezes e não ligaram a fase que se encontra desligada desde o dia 31/12, a gente liga e só vão aumentando os prazos e não cumprem”, disse um morador do local. “Ficamos sem luz desde o dia 31 e o serviço só foi normalizado no dia 2, às 20h”, relata um morador do bairro Morin.

“Mobilizamos mais de 1.300 equipes em turnos, com o apoio de equipes técnicas de outras regiões da área de concessão da companhia. Nossas equipes atuaram 24 horas por dia para atender todas as ocorrências na região o mais rápido possível na região. Tivemos, praticamente, mais de 72 horas de vento e chuva forte que ocasionaram alguns danos na nossa rede. Foi um impacto muito grande e é um trabalho demorado reconstruir as redes e reparar os cabos, porque muitas vezes temos estradas tomadas de lamas e árvores de grande porte no meio do caminho. São serviços complexos, que exigem a mobilização de equipamentos pesados de obras e equipes especializadas”, explica Marcelo Santos, diretor da Unidade Sul da Enel Distribuição Rio.

Reunião com a Prefeitura de Petrópolis

Nesta segunda-feira (3/1), representantes da Enel se reuniram com o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, e seus secretários para debater as ações da companhia para mitigar os impactos das tempestades que atingiram a região e reforçar a parceria entre a empresa e a prefeitura para melhorias futuras no serviço.

Na ocasião, o prefeito convidou a Enel para integrar a equipe do Comitê de Ações Emergenciais, que atuará permanentemente na região. Uma nova reunião foi agendada para semana que vem, para discutir temas como podas, supressões, enterramento da rede entre outros pontos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).