Cidade

Firjan Serrana abre Centro de Atendimento ao Pequeno Empresário atingido pela tragédia de Petrópolis nesta segunda

Prefeitura levanta informações de empresários que sofreram prejuízos com as chuvas.

Nesta segunda-feira (21/2), às 15h,  a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Regional Serrana vai instalar o Centro de Atendimento ao Pequeno Empresário de Petrópolis, o Firjan_PEQ, para assessorar os pequenos e micro empresários, afetados pela calamidade que atingiu todo o município. O serviço funcionará na sede da Regional, na Rua Dom Pedro I, 579, Centro da cidade.


Mais em: CDL Petrópolis e Origem Shop lançam parceria para ajudar o comércio de Petrópolis

Município propõe ações para recuperação da economia local


No local, técnicos da federação esclarecerão sobre acesso a linhas de crédito emergenciais, sobre como restabelecer o fornecimento de água e energia e solicitar recuperação de vias e encostas. Já uma equipe de advogados da Firjan tirará dúvidas sobre questões tributárias e trabalhistas e postergação de tributos.

O presidente da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o presidente da Firjan Serrana, Júlio Talon, receberão os empresários na abertura do Centro de Atendimento, que integra o Programa Firjan da Pequena Empresa.

Já confirmaram a participação no atendimento ao pequeno empresário as seguintes instituições de crédito parceiras: BNDES, AgeRio, Caixa, Sicoob e Sicredi. A partir de 22 de fevereiro, o centro de atendimento funcionará das 9h às 17h.

Prefeitura levanta informações de empresários que sofreram prejuízos com as chuvas

A Prefeitura está levantando informações de empresários que sofreram prejuízos com as chuvas da última terça-feira (15). O objetivo é fazer um diagnóstico preciso do impacto financeiro sofrido pelos comerciantes, para que assim o município possa buscar formas de recuperar o setor.

Um formulário online produzido pela Prefeitura já está sendo distribuído junto aos empresários. É um questionário simples, que pode ser preenchido em poucos minutos. Pelo link https://bit.ly/3sTnSbX, o comerciante informa os seus dados básicos, como: razão social, CNPJ, contato telefônico, e-mail, endereço, representante legal, atividade econômica e quantidade de colaboradores.

Além disso, informa: se algum colaborador foi atingido pelas chuvas, o dano causado em seu ponto comercial, a estimativa do prejuízo, o valor estimado para o retorno das atividades comerciais, se possui alguma linha de crédito e em qual regime de tributação está enquadrado.

“É um momento muito triste para Petrópolis. De muito sofrimento para todos nós. Em todos esses dias, a Prefeitura vem trabalhando em várias frentes para diminuir o sofrimento da população, principalmente junto aos desabrigados e aos parentes das vítimas. Além disso, o município trabalha forte também em outras áreas, como a limpeza urbana e a desobstrução de vias. E também é uma frente de trabalho nossa a recuperação dos comerciantes que sofreram prejuízos”, disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.

Além do questionário online, a Secretaria de Fazenda do município encaminhará equipes multidisciplinares às ruas, colhendo informações presencialmente, junto aos estabelecimentos atingidos. Para isso, a Secretaria terá a colaboração dos integrantes do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC/RJ) e da Associação Profissional dos Contabilistas de Petrópolis.

“Vamos ter que reconstruir a cidade. Por isso, vamos manter um diálogo com os empresários de Petrópolis, que são os que geram emprego e renda para a nossa cidade, para buscar a melhor forma para ajudá-los e juntos reerguermos a cidade. Quero destacar também que os empresários de Petrópolis também estão se mobilizando para as doações para aqueles que mais precisam”, disse Patuléa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).