Concer: celular e direção não combinam
Concer:  celular e direção não combinam
Cidade

Firjan Serrana abre Centro de Atendimento ao Pequeno Empresário atingido pela tragédia de Petrópolis nesta segunda

Prefeitura levanta informações de empresários que sofreram prejuízos com as chuvas.

Nesta segunda-feira (21/2), às 15h,  a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Regional Serrana vai instalar o Centro de Atendimento ao Pequeno Empresário de Petrópolis, o Firjan_PEQ, para assessorar os pequenos e micro empresários, afetados pela calamidade que atingiu todo o município. O serviço funcionará na sede da Regional, na Rua Dom Pedro I, 579, Centro da cidade.


Mais em: CDL Petrópolis e Origem Shop lançam parceria para ajudar o comércio de Petrópolis

Município propõe ações para recuperação da economia local


No local, técnicos da federação esclarecerão sobre acesso a linhas de crédito emergenciais, sobre como restabelecer o fornecimento de água e energia e solicitar recuperação de vias e encostas. Já uma equipe de advogados da Firjan tirará dúvidas sobre questões tributárias e trabalhistas e postergação de tributos.

O presidente da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o presidente da Firjan Serrana, Júlio Talon, receberão os empresários na abertura do Centro de Atendimento, que integra o Programa Firjan da Pequena Empresa.

Já confirmaram a participação no atendimento ao pequeno empresário as seguintes instituições de crédito parceiras: BNDES, AgeRio, Caixa, Sicoob e Sicredi. A partir de 22 de fevereiro, o centro de atendimento funcionará das 9h às 17h.

Prefeitura levanta informações de empresários que sofreram prejuízos com as chuvas

A Prefeitura está levantando informações de empresários que sofreram prejuízos com as chuvas da última terça-feira (15). O objetivo é fazer um diagnóstico preciso do impacto financeiro sofrido pelos comerciantes, para que assim o município possa buscar formas de recuperar o setor.

Um formulário online produzido pela Prefeitura já está sendo distribuído junto aos empresários. É um questionário simples, que pode ser preenchido em poucos minutos. Pelo link https://bit.ly/3sTnSbX, o comerciante informa os seus dados básicos, como: razão social, CNPJ, contato telefônico, e-mail, endereço, representante legal, atividade econômica e quantidade de colaboradores.

Além disso, informa: se algum colaborador foi atingido pelas chuvas, o dano causado em seu ponto comercial, a estimativa do prejuízo, o valor estimado para o retorno das atividades comerciais, se possui alguma linha de crédito e em qual regime de tributação está enquadrado.

“É um momento muito triste para Petrópolis. De muito sofrimento para todos nós. Em todos esses dias, a Prefeitura vem trabalhando em várias frentes para diminuir o sofrimento da população, principalmente junto aos desabrigados e aos parentes das vítimas. Além disso, o município trabalha forte também em outras áreas, como a limpeza urbana e a desobstrução de vias. E também é uma frente de trabalho nossa a recuperação dos comerciantes que sofreram prejuízos”, disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.

Além do questionário online, a Secretaria de Fazenda do município encaminhará equipes multidisciplinares às ruas, colhendo informações presencialmente, junto aos estabelecimentos atingidos. Para isso, a Secretaria terá a colaboração dos integrantes do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC/RJ) e da Associação Profissional dos Contabilistas de Petrópolis.

“Vamos ter que reconstruir a cidade. Por isso, vamos manter um diálogo com os empresários de Petrópolis, que são os que geram emprego e renda para a nossa cidade, para buscar a melhor forma para ajudá-los e juntos reerguermos a cidade. Quero destacar também que os empresários de Petrópolis também estão se mobilizando para as doações para aqueles que mais precisam”, disse Patuléa.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).